Na FLICA, secretários de Estado destacam potencial do Bahia Literária

Municípios Bahia Literária

Na FLICA, secretários de Estado destacam potencial do Bahia Literária

Bahia Literária é destaque no Espaço Bahia Presente com participação dos secretários de Cultura e Educação 

Foto: Tatiane Freitas

Presentes na 13ª edição da Feira Literária Internacional de Cachoeira - FLICA 2025, os secretários de Estado Bruno Monteiro (Cultura) e Rowenna Brito (Educação) participaram ontem (23) da mesa de discussão Roda de Conversa do Programa Bahia Literária no espaço Bahia Presente, localizado na Fundação Hansen Bahia. Mediada pelo diretor-geral da Fundação Pedro Calmon, Sandro Magalhães, os secretários destacaram a importância da iniciativa, que prevê a realização de 81 feiras e festivais até 2026 nos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) do Estado, para o fomento da escrita, da formação de novo leitores, novo autores e a movimentação econômica do mercado literário.

"O Bahia Literária é um programa que hoje está tomando conta da Bahia como um todo. Nós temos novos públicos leitores sendo formados de diferentes regiões, sejam da literatura, da história, culinária, de quadrinhos, seja o que for. Com as pessoas mais interessadas em ler, nós temos conseguido incentivar mais escritores e escritoras também, porque é um movimento que vai puxando, estimulando e encorajando as pessoas a atuar nesse tão importante segmento", afirmou Bruno Monteiro.

O titular da cultura chamou a atenção para o momento muito importante de incentivo ao mercado editorial baiano, devido ao investimento do Governo do Estado, que impulsiona e movimenta o setor. "Nessa semana nós anunciamos a compra de 15 mil livros das editoras baianas comerciais universitárias para alimentar assentos das bibliotecas públicas, dos espaços de leitura, porque tudo isso vai criando uma movimentação muito importante", disse Bruno na roda, em que estiveram presentes também os escritores Tia Má, Ricardo Ismael e Anderson Shon.

📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Delineando um trabalho que é contínuo, o Bahia Literária chega cada vez a mais pessoas e vem colhendo resultados por toda a Bahia, mostrando um caminho acertado para promoção e incentivo da cultura. Nas escolas públicas, o impacto é muito positivo, com a Bahia, atualmente, na dianteira dos investimentos na política do livro e da leitura, afirmou a secretária Rowenna Brito. "Essa função do Bahia Literária para educação é apresentar aos nossos estudantes da educação pública a possibilidade de eles continuarem sonhando e apresentando, escrevendo, estudando e conhecendo possibilidades", destacou.

Espaço Bahia Presente - Um dos pontos mais vibrantes da Flica 2025. o Espaço Bahia Presente reúne secretarias e órgãos do Governo do Estado para apresentar ao público projetos de destaque nas áreas de educação, cultura e inclusão social. Sob curadoria de Flávia Motta, o espaço se tornou um território de experimentação e participação, onde o protagonismo é dos estudantes da rede pública.

"O Bahia Presente é o único espaço da Flica em que o estudante é protagonista. Ele não vem só pra assistir, ele vem pra ocupar o palco, recitar, tocar, dançar, mostrar o que aprendeu. E tudo isso é resultado de um trabalho que começa muito antes da festa, dentro das escolas, com professores e alunos se preparando para viver esse momento aqui", explica a curadora.

Além das apresentações artísticas, o espaço abriga iniciativas como o mezanino musical, a janela poética e a presença das escolas-fábrica, que apresentam degustações de chocolates e outros produtos feitos pelos próprios alunos, uma mostra de como a educação pública também é um lugar de criação e futuro.

Onde tem patrocínio à cultura tem Governo do Brasil! – A 13ª edição da FLICA tem patrocínio do Governo do Estado, através do FazCultura, Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA) e Secretaria da Fazenda (Sefaz), Bahiagás, Caixa, Petrobras, por meio do Programa Petrobras Cultural, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet e Governo Federal. É contemplado também pelo Projeto Bahia Literária, iniciativa da Fundação Pedro Calmon (FPC), unidade vinculada da SecultBA, e da Secretaria Estadual de Educação (SEC). Conta com o apoio da EMBASA. A realização é da SCHOMMER, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cachoeira e LDM (livraria oficial do evento).

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 25 Outubro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/