Neoenergia Coelba mobiliza 850 equipes para atender ocorrências na Bahia

MunicípiosOcorrências

Neoenergia Coelba mobiliza 850 equipes para atender ocorrências na Bahia

 O período mais crítico foi registrado entre os dias 2 e 3 de maio, quando houve maior número de interrupções

Foto: Divulgação

Nos primeiros cinco dias de maio, a Neoenergia Coelba colocou em prática uma operação especial para responder aos impactos das fortes chuvas que atingiram diversas regiões da Bahia. Mais de 850 equipes atuaram no atendimento a mais de 6 mil ocorrências relacionadas aos temporais, com o efetivo mais que quadruplicado nas áreas consideradas críticas.

Segundo a Defesa Civil, entre os dias 1º e 5 de maio, cerca de 30 cidades baianas entraram em estado de alerta, especialmente nas regiões Sul, Metropolitana de Salvador e Litoral Norte. Mais de 15 municípios decretaram situação de emergência, e a capital Salvador registrou, em apenas cinco dias, todo o volume de chuva previsto para o mês inteiro.

Mesmo com dificuldades de acesso causadas por vias obstruídas, a Coelba conseguiu restabelecer o fornecimento de energia para 90% dos consumidores em menos de cinco horas. Em metade dos casos, a interrupção durou menos de duas horas. Nas áreas urbanas, 60% das ocorrências foram resolvidas em até três horas. Já as situações mais complexas, que representam 10% dos atendimentos, ocorreram em zonas rurais de difícil acesso.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

O período mais crítico foi registrado entre os dias 2 e 3 de maio, quando houve maior número de interrupções. No entanto, já no dia 5, a maior parte das ocorrências havia sido solucionada.

Importante destacar que nenhuma subestação da Neoenergia Coelba sofreu interrupção durante o período, evidenciando a robustez e a resiliência da infraestrutura elétrica da companhia. As ocorrências foram pontuais e afetaram consumidores isolados, sem comprometer grandes áreas simultaneamente.

Operação especial e resposta rápida

Diante da previsão de chuvas intensas, o Centro de Operações Integradas (COI) da Neoenergia Coelba foi colocado em regime especial de monitoramento. A estrutura é responsável pelo controle remoto de 7.300 equipamentos instalados na rede de distribuição elétrica, permitindo a recomposição automática do sistema, sem a necessidade de intervenção humana. Isso possibilita o restabelecimento ágil do fornecimento, mesmo durante eventos climáticos severos.

A força-tarefa incluiu eletricistas, técnicos e engenheiros da própria concessionária e de outras distribuidoras do grupo Neoenergia, totalizando mais de 3.500 profissionais. O trabalho foi realizado 24 horas por dia, tanto em campo quanto no COI.

Atendimento ao público e serviços essenciais

Durante todo o período, a Coelba reforçou a comunicação com os clientes e priorizou o atendimento a serviços essenciais, como escolas, unidades de saúde, creches, sistemas de abastecimento de água e órgãos públicos. A população também contou com reforço nas lojas físicas, atendimento telefônico gratuito (116), WhatsApp, aplicativo da empresa e o site oficial.

As orientações de segurança com a rede elétrica foram amplamente divulgadas por meio das redes sociais, WhatsApp e veículos de imprensa.

Canais de atendimento da Neoenergia Coelba:
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 10 Mai 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/