Novo poço reforça abastecimento da região de Serrinha e Conceição do Coité

MunicípiosRegião sisaleira

Novo poço reforça abastecimento da região de Serrinha e Conceição do Coité

Este novo poço foi perfurado a 445 metros de profundidade, no Aquífero Tucano

Crédito: Divulgação

A Embasa vai colocar em operação, nos próximos dias, um novo poço tubular no município de Biritinga, destinado a aumentar a vazão de água no Sistema Integrado de Abastecimento Serrinha/Coité, propiciando um aumento de até 10% na oferta para Serrinha, Conceição do Coité, Lamarão, Teofilândia, Biritinga, Retirolândia e Barrocas.

Este novo poço foi perfurado a 445 metros de profundidade, no Aquífero Tucano, e vai dispor de 150 mil litros de água por hora, em média. Foram investidos R$ 2,5 milhões na perfuração e montagem do poço, que será operado por meio de gerador de energia elétrica, com um custo estimado de R$ 360 mil por mês. O volume vai incrementar a capacidade de produção do sistema e contribuir para equilibrar a distribuição de água nas áreas atendidas.

O sistema de abastecimento Serrinha/Coité vem sofrendo constantes interrupções e redução de vazão devido a falhas no fornecimento de energia elétrica por parte da Coelba, concessionária de energia. Os poços existentes também vêm sofrendo, ao longo dos anos, redução das vazões devido à baixa disponibilidade do aquífero.

"Este cenário, aliado ao aumento do consumo que chega com as altas temperaturas, tem dificultado o abastecimento pleno dos municípios atendidos. O novo poço vai ajudar a regular o fornecimento", informou o gerente regional da Embasa, Raimundo Bezerra Neto. "Vamos operar o novo poço com um gerador movido a diesel, buscando evitar eventuais impactos do fornecimento irregular de energia elétrica nesta nova unidade. Será um alto custo que a Embasa vai assumir, para garantir a melhoria no abastecimento dos municípios", pontuou o gerente.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 26 Fevereiro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/