Oito estados entram em alerta laranja, segundo Inmet
Temperaturas podem superar média histórica em até 5 °C e há riscos à saúde da população
O Brasil enfrenta uma onda de calor intensa nesta semana de Natal. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, indicando perigo real, para oito estados: Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. O aviso é válido até sexta-feira (26).
O alerta laranja significa que as temperaturas devem ficar pelo menos 5 °C acima da média histórica por vários dias, com potencial para impactos diretos à saúde, especialmente em crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas. Na escala do Inmet, os alertas variam entre amarelo (perigo potencial), laranja (perigo) e vermelho (grande perigo).
Diversas regiões estão na rota do calor, incluindo Norte Pioneiro Paranaense, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Metropolitana de Curitiba, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Campinas, Sul Goiano, Litoral Sul Paulista, Vale do Itajaí e Metropolitana do Rio de Janeiro, entre outras. Em São Paulo, que teve ontem o dia mais quente do ano, a mínima de 24 °C e máxima de 34 °C. No Rio de Janeiro, mínima de 25 °C e máxima de 34 °C.
📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Técnicas simples aliviam o calor sem aumentar a conta de luz (Projeto: Escritório Dantas & Passos Arquitetura | Imagem: Maura Mello) por Projeto: Escritório Dantas & Passos Arquitetura | Imagem: Maura Mello
Segundo meteorologistas, a onda de calor atual é causada por uma massa de ar quente e seco que permanece sobre grande parte do país, bloqueando a chegada de frentes frias que normalmente aliviam o calor. Esse fenômeno mantém as temperaturas bem acima da média nas últimas semanas.
Além do calor, o Inmet também emitiu alerta para chuvas intensas que podem atingir Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira.
Riscos à saúde e recomendações:
Desidratação e exaustão térmica;
Agravamento de doenças crônicas;
Dificuldade para dormir e estresse térmico;
Para se proteger, especialistas recomendam hidratar-se regularmente, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes, usar roupas leves e protetor solar. O Inmet disponibiliza mapas e informações atualizadas em seu site oficial, permitindo acompanhar a evolução dos alertas em tempo real.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.