Onze municípios da Bahia não informaram gastos com festas juninas ao MP-BA
Prazo para envio dos dados termina nesta sexta-feira (6); iniciativa visa promover transparência e controle social
Onze cidades baianas ainda não repassaram ao Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) as informações sobre os gastos com as festas juninas realizadas entre 1º de maio e 30 de julho deste ano. O prazo final para o envio é nesta sexta-feira (6).
As prefeituras que ainda não apresentaram os dados são: Cândido Sales, Chorrochó, Coribe, Gentio do Ouro, Ilhéus, Itabela, Macururé, Nova Ibiá, Ruy Barbosa, Santaluz e Varzedo.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Essas informações são monitoradas por meio do "Transparentômetro", ferramenta criada pelo MP-BA que, atualizada diariamente, mostra um panorama detalhado sobre os gastos dos municípios com as festividades.
Além de identificar quais cidades já enviaram dados e receberam o Selo de Transparência, o sistema também destaca aquelas que ainda não cumpriram o envio.
Iniciativa busca incentivar gestão responsável
A iniciativa, segundo o MP, tem como objetivo principal estimular a transparência pública, fortalecer a cidadania e apoiar a gestão eficiente dos recursos, especialmente no setor de cultura e turismo.
Embora a participação no projeto seja voluntária, os municípios que enviam os dados recebem o selo de boas práticas como forma de reconhecimento pelo compromisso com a governança responsável.
A cerimônia oficial de entrega do Selo de Transparência 2025 está marcada para o dia 10 de junho. O evento vai homenagear os gestores que aderiram à iniciativa e enviaram as informações, consolidando o compromisso com a gestão pública responsável e o direito de acesso à informação.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.