Operação de teste do BRT começa nesta sexta, 30, em Salvador

MunicípiosMobilidade

Operação de teste do BRT começa nesta sexta, 30, em Salvador

Serviço será oferecido, inicialmente, de forma gratuita 

Crédito: Divulgação/Secom/PMS
A operação de teste do BRT começou nesta sexta-feira (30), em Salvador. Inicialmente, o serviço funcionará de forma gratuita, das 9h às 16h. De segunda a sexta-feira, o intervalo das viagens será de três minutos; no sábado, de cinco minutos; e no domingo, dez minutos.

Nesta primeira etapa, o BRT contará com 10 ônibus do transporte público, sendo um deles elétrico. Os coletivos farão cerca de 300 viagens por dia e irão circular entre as regiões do Shopping da Bahia e o bairro da Pituba.

Já no sábado (1), começará o início da operação assistida, bem como a liberação do trecho 3 do novo modal, localizada entre o Parque da Cidade e o Posto Namorados, na Pituba.

Todo o processo será acompanhado em tempo real por um Centro de Controle Operacional (CCO) específico para o sistema, que é composto por câmeras de monitoramento instaladas nos terminais e georreferenciamento através de GPS nos veículos. Os detalhes da ação foram apresentados pelo prefeito Bruno Reis.

"São 4,5 km que correspondem à primeira e terceira etapas, contendo seis estações: Rodoviária, Hiper, Cidadela, Parque da Cidade, Itaigara e Pituba", detalhou Bruno Reis.

"Além de uma obra de mobilidade, o BRT resolve problemas estruturais na macrodrenagem nesta região, que cresceu bastante economicamente. Muitas pessoas se deslocam para trabalhar aqui, e houve com isso um adensamento profissional e residencial. Então percebemos a necessidade de solucionar estes problemas", complementou o prefeito.

Os veículos trafegam em vias exclusivas com paradas em estações próprias. As concessionárias que já operam o sistema convencional de ônibus na capital baiana são as responsáveis por conduzir o BRT.

O funcionamento integral do serviço está previsto para novembro, quando um total de 44 ônibus estarão rodando – oito deles serão elétricos.

Obras

As obras do BRT começaram na gestão do prefeito ACM Neto, em março de 2018. Na época, ambientalistas, urbanistas, moradores e artistas realizaram protestos contra a obra. Os principais problemas apontados estavam no custo das obras, no impacto ambiental - corte de árvores e tamponamento de rios - e na inclusão de faixas voltadas para carros, o que para eles, seria um investimento no transporte individual e não coletivo.

O primeiro trecho do BRT foi entregue em dezembro de 2020 e contou com a inauguração de corredor viário em Salvador. De acordo com a prefeitura, responsável pela obra, a intervenção trará mais fluidez ao trânsito da região e é composta por via expressa e marginal.

O conjunto de vias do novo modal tem início pela via expressa na Avenida ACM, na altura do Shopping da Bahia, e segue até o Parque da Cidade Joventino Silva, no bairro do Itaigara.

O sistema de transporte também possui outros dois trechos: o trecho 2 (Lapa/Cidade Jardim - do Hospital Aliança até a Estação da Lapa, passando pela Av. Vasco da Gama) e o trecho 3 (Parque da Cidade Pituba - Itaigara - Posto dos Namorados). 

Com informações do G1 BA.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 02 Dezembro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/