Produção industrial baiana registra crescimento em agosto

MunicípiosPesquisa IBGE

Produção industrial baiana registra crescimento em agosto

Foi o terceiro aumento consecutivo para o estado

Crédito: Divulgação

Em agosto, a produção industrial da Bahia apresentou variação positiva (0,3%) frente ao mês anterior, na comparação com ajuste sazonal. Foi o terceiro aumento consecutivo para o estado nesse comparativo, porém com desaceleração em relação aos meses anteriores (13% em junho e 6,6% em julho).

Ainda assim, o resultado do estado foi superior ao registrado no país como um todo, onde houve queda da produção industrial (-0,7%). 

Dos 15 locais pesquisados pela Pesquisa Industrial Mensal (PIM-PF) Regional do IBGE, 7 apresentaram crescimento no confronto com julho, com os principais destaques sendo Amazonas (7,3%), Pará (7,1%) e Santa Catarina (1,9%).

Apesar do resultado positivo na passagem de julho para agosto, o setor fabril da Bahia segue com produção muito aquém da verificada antes do início da pandemia da Covid-19, operando num patamar 23,7% abaixo de fevereiro de 2020.

O resultado também é negativo em relação a agosto de 2020, com queda de 13,8% na produção industrial baiana. O estado teve a oitava retração consecutiva nesse indicador e o segundo pior recuo do país, superior apenas ao índice da Região Nordeste como um todo (-17,2%), que sofre a influência do desempenho da Bahia.

Frente a agosto de 2020, a produção industrial brasileira também caiu (-0,7%), com resultados negativos em 9 dos 15 locais investigados.

A Bahia segue com os piores índices do Brasil no acumulado no ano de 2021, frente ao mesmo período de 2020 (-14,8%), e nos 12 meses encerrados em agosto (-10,1%). Em ambos os indicadores, os resultados estão bem abaix dos apresentados pela indústria nacional (9,2% e 7,2%, respectivamente). 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/