Produção industrial baiana tem 2º maior crescimento do país em setembro

MunicípiosDiz IBGE

Produção industrial baiana tem 2º maior crescimento do país em setembro

Variação positiva foi de 3.7% frente ao mês de agosto 

Crédito: Juarez Cavalcanti/Petrobras/Divulgação

Em setembro, a produção industrial da Bahia voltou a apresentar variação positiva (3,7%) frente ao mês anterior, na comparação com ajuste sazonal. O crescimento veio após o resultado negativo de agosto (-2,6%).

A Bahia teve o 2º melhor resultado nesse indicador entre os 15 locais pesquisados pela Pesquisa Industrial Mensal (PIM-PF) Regional do IBGE, ficando abaixo apenas de Pernambuco (3,9%).

Nessa comparação, o estado apresentou ainda um desempenho muito superior ao nacional, onde a produção industrial teve variação negativa (-0,4%). Apenas 6 locais dentre os 15 pesquisados apresentaram crescimento nesse confronto.

Apesar do resultado positivo na passagem de agosto para setembro, o setor fabril da Bahia seguiu com produção muito aquém da verificada antes do início da pandemia da Covid-19, operando num patamar 20,3% abaixo de fevereiro de 2020.

O resultado também foi negativo em relação a setembro de 2020, com queda de 13,3% na produção industrial baiana. O estado teve a nona retração consecutiva nesse indicador e o terceiro pior recuo do país, superior apenas aos índices do Amazonas (-13,5%) e da Região Nordeste como um todo (-13,7%), que sofre a influência do desempenho da Bahia.

Frente a setembro de 2020, a produção industrial brasileira também caiu (-3,9%), com resultados negativos em 11 dos 15 locais investigados.

A Bahia segue com os piores índices do Brasil no acumulado no ano de 2021, frente ao mesmo período de 2020 (-13,4%), e nos 12 meses encerrados em setembro (-10,3%). Em ambos os indicadores, os resultados estão bem abaixo dos apresentados pela indústria nacional (7,5% e 6,4%, respectivamente).

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/