Santo Estevão alcança universalização do serviço de abastecimento de água

MunicípiosRegião de Feira

Santo Estevão alcança universalização do serviço de abastecimento de água

Todos os imóveis na área urbana e rural estão com acesso a esse serviço

Crédito: Divulgação
Com a entrega realizada na terça-feira (27) da extensão de rede distribuidora de água para atender as localidades de Boa Vista e Capoeira do Ribeiro, a Embasa alcançou a meta de universalização do serviço público de abastecimento de água tratada no município de Santo Estêvão, situado na microrregião de saneamento básico Portal do Sertão. Assim, todos os imóveis na área urbana e rural da cidade estão com acesso a esse serviço essencial.

Essa realidade é resultado de investimentos de ampliação e melhoria da infraestrutura de abastecimento de água do município realizados, nos últimos anos, no âmbito do Programa Água para Todos e que somam mais de R$ 37 milhões. Desde 2010, a empresa vem fazendo intervenções para aumento da produção de água no sistema e ampliação da rede distribuidora. Dentre essas ações, ganha destaque a ampliação geral do sistema, entregue em 2017, que duplicou a vazão de água na distribuição, possibilitando a ampliação do serviço para diversas localidades nos anos seguintes.

Como resultado destas ações, a Embasa conseguiu aumentar em 67% no número de ligações de água na cidade, em relação ao quantitativo que existia em dezembro de 2010. "Alcançar a universalização, garantindo acesso à água tratada a toda a população, é não só um compromisso da nossa empresa, como a garantia de levar saúde e qualidade de vida", destacou o gerente regional da Embasa, Euvaldo Neto. "É motivo de orgulho para nossa empresa chegar também a comunidades mais distantes", comentou o diretor de operação da Embasa no interior, José Ubiratan Matos, durante a entrega da rede na localidade de Capoeira do Ribeiro terça (27). "Aqui estamos entregando, como em toda a Bahia, água tratada, com todo controle de qualidade", completou o diretor.

Localidades atendidas - A universalização do serviço de abastecimento de água em Santo Estevão foi completada com a conclusão da extensão de rede na localidade de Boa Vista, onde então sendo entregues 36 novas ligações, além da ampliação da rede de água já existente nas localidades de Modelo, Lajedo e Viração, com um investimento de cerca de R$700 mil. Outro local que recebeu rede distribuidora de água tratada foram as comunidades de Uruçu e Capoeira do Ribeiro, onde foram implantadas 51 ligações de água. Morador de Boa Vista, Evandro Dias, comentou a chegada da água. "É uma benção para nós. A gente vivia pedindo carro-pipa, às vezes pegando água de fonte. Viver sem água é muito difícil, mas agora não vamos mais passar por essas dificuldades, era o que a gente mais esperava aqui", declarou.

Nos últimos anos, diversas localidades de Santo Estevão, como Sítio do Aragão, Mamonas, Mendes, Tapera, Magalhães, Baraúnas e Poço Escuro, passaram a contar com abastecimento público de água tratada. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/