Vendas do varejo baiano caem 1,6% no mês de junho, diz IBGE

MunicípiosComércio baiano

Vendas do varejo baiano caem 1,6% no mês de junho, diz IBGE

O volume de vendas se distanciou ainda mais do patamar de fevereiro de 2020 

Crédito: Divulgação
Em junho de 2022, as vendas do comércio varejista na Bahia voltaram a cair frente ao mês anterior (-1,6%), na série com ajuste sazonal. O recuo veio após o setor ter registrado crescimento (1,4%) na passagem de abril para maio.

Com o resultado negativo, o volume de vendas na Bahia, em junho de 2022, se distanciou ainda mais do patamar registrado em fevereiro de 2020, antes da pandemia de Covid-19 (-6,6%, frente a -5,1% no mês anterior).

Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do IBGE, divulgada na quarta-feira (10) pelo IBGE.

O desempenho do varejo baiano entre maio e junho (-1,6%) foi o 13º pior entre as 27 unidades da Federação. No Brasil como um todo, as vendas também caíram (-1,4%), com recuos em 23 estados. Os piores resultados ocorreram em Minas Gerais (-7,7%), Espírito Santo (-2,5%), Roraima (-2,5%) e São Paulo (-2,5%).

Por outro lado, os únicos estados com vendas em alta foram Paraíba (2,5%), Tocantins (1,0%), Maranhão (0,4%) e Pernambuco (0,1%).

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, em junho o resultado das vendas do varejo na Bahia seguiu negativo (-5,3%) pelo terceiro mês consecutivo e apresentou a maior queda do país.

No Brasil como um todo, houve variação negativa (-0,3%), porém 13 unidades da Federação registraram índices positivos. As maiores altas foram verificadas em Roraima (13,3%), Alagoas (11,4%) e Mato Grosso do Sul (9,5%).

Com a retração apresentada em junho, as vendas do varejo baiano acumulam queda de 4,0% no primeiro semestre de 2022, frente ao mesmo período do ano passado. O indicador acumulado no ano se manteve negativo pelo sexto mês consecutivo e mostrou a segunda retração mais profunda dentre os estados, superior apenas à registrada em Pernambuco (-5,0%).

No Brasil como um todo, o varejo acumula aumento de 1,4% nas vendas, nos seis primeiros meses de 2022, com 18 das 27 unidades da Federação em alta, lideradas por Roraima (11,8%), Espírito Santo (8,6%) e Rio Grande do Sul (8,5%).

No acumulado nos 12 meses encerrados em junho (frente aos 12 meses anteriores), o varejo baiano também está em queda (-6,8%), com o pior resultado do país. No Brasil como um todo, o índice é de -0,9%.

Apenas nove estados apresentam resultados positivos no indicador, liderados por Espírito Santo (6,1%), Roraima (5,9%) e Mato Grosso do Sul (5,6%). 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/