ALBA aprova audiência pública para criação de nova universidade federal em Feira de Santana

PolíticaEnsino Superior

ALBA aprova audiência pública para criação de nova universidade federal em Feira de Santana

Proposta teve apoio unânime de deputados na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa. 

Foto: Divulgação/ Alba

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou, por unanimidade, na última terça-feira (2), o requerimento do deputado estadual Robinson Almeida (PT) para a realização de uma audiência pública destinada a discutir a criação de uma nova universidade federal no estado com sede em Feira de Santana.

A proposta prevê a mobilização de um Grupo de Trabalho composto por representantes da comunidade interna e externa da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), especialmente do campus situado em Feira de Santana. O objetivo central é aprofundar os estudos e dar continuidade às ações já realizadas por comissões anteriores, que avaliaram a viabilidade da implantação da nova instituição de ensino superior no Portal do Sertão.

📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

De acordo com o parlamentar, a criação da Universidade Federal do Portal do Sertão (UFPS) em Feira de Santana representa um projeto estratégico para o fortalecimento da educação superior pública, gratuita e de qualidade na Bahia.

"Estamos tratando de uma proposta que visa não apenas ampliar o acesso ao ensino superior, mas também promover o desenvolvimento regional da Região Geográfica Intermediária de Feira de Santana, o Portal do Sertão, que abrange mais de 80 municípios", destacou Robinson Almeida.

A audiência pública será marcada em data, horário e local a serem definidos e deverá contar com a participação de representantes do Ministério da Educação, reitores de universidades federais, lideranças comunitárias, gestores municipais e estaduais, além de movimentos sociais e acadêmicos. "Nosso objetivo é promover um debate amplo e democrático sobre os impactos, desafios e oportunidades relacionados à criação da nova universidade", ressalta o parlamentar.

Pela proposta deve haver o aproveitamento da infraestrutura já existente no campus da UFRB em Feira de Santana, bem como dos recursos humanos disponíveis, em um processo de expansão planejado e articulado com a sociedade local. Segundo Robinson, a iniciativa busca garantir a transparência e o protagonismo da população e dos setores interessados na construção de uma política pública educacional de longo alcance.

"É nosso compromisso ampliar a estrutura da educação superior na Bahia pois sabemos de sua importância para o desenvolvimento regional e para o fortalecimento do nosso estado", concluiu o deputado, que também apoia as discussões para criação das Universidades Federais do Nordeste da Bahia (UFNB) e da Chapada Diamantina (UFCD). 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 06 Setembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/