Alba aprova requerimento para Audiência Pública sobre carga horária dos professores em Feira de Santana

PolíticaDebate

Alba aprova requerimento para Audiência Pública sobre carga horária dos professores em Feira de Santana

Deputado Robinson Almeida propõe discussão sobre o cumprimento da Lei de Carga Horária

Foto : Ascom
A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (2), o requerimento do deputado Robinson Almeida (PT) para a realização de uma Audiência Pública destinada a debater a implementação da reserva de carga horária para os professores da rede pública de ensino no município de Feira de Santana. A proposta foi aprovada durante uma reunião presidida pela deputada Olívia Santana (PCdoB), mas a data e o horário da audiência ainda serão definidos.

O requerimento tem como principal objetivo discutir a aplicação da Lei 11.738/2008, que estabelece a reserva de carga horária para atividades extraclasse dos professores. A proposta surge após uma audiência pública realizada em Feira de Santana, no último dia 14 de agosto, organizada pela APLB (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia), e presidida pelo vereador professor Ivamberg (PT). 

O encontro revelou dados alarmantes sobre o descumprimento dessa reserva de carga horária pela prefeitura de Feira de Santana, especialmente no que se refere ao regime especial de contratação (REDA), prejudicando diretamente a qualidade do ensino e as condições de trabalho dos docentes.

Na reunião com deputados, Robinson Almeida destacou a importância da audiência para o fortalecimento da categoria dos professores e para a garantia de condições adequadas de trabalho.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

"Sem o cumprimento da carga horária reservada para planejamento e preparação, os professores enfrentam jornadas exaustivas, o que compromete a qualidade do ensino e o desenvolvimento dos alunos. O processo formativo de um cidadão começa pela base, e a base são os nossos professores", afirmou o deputado do PT.

Para o parlamentar, a implementação integral da Lei 11.738/2008 é fundamental para assegurar melhores condições de trabalho para os professores e, consequentemente, uma educação de mais qualidade para todos, contribuindo com o aprendizado dos alunos.

"O professor precisa de tempo para planejar suas aulas, estudar e se atualizar. Sem esse espaço, a qualidade do ensino fica comprometida. Precisamos garantir que a legislação seja cumprida, para que os docentes tenham as condições necessárias para exercer sua função com dignidade", enfatizou Robinson Almeida. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 03 Setembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/