Bahia é o estado onde há maior queda entre primeiro e segundo lugar, diz Datafolha

PolíticaPesquisa

Bahia é o estado onde há maior queda entre primeiro e segundo lugar, diz Datafolha

A diferença entre ACM Neto e Jerônimo Rodrigues caiu de 38 para 21 pontos percentuais 

Crédito: Divulgação

As últimas pesquisas do Datafolha para os governos dos estados eram esperadas como uma respostas sobre o resultado da propaganda eleitoral gratuita, iniciada no dia 26 de agosto. Comparada aos outros estados que contam com a pesquisa do instituto, a Bahia foi onde houve maior variação na diferença entre os candidatos que ocupam o primeiro e o segundo lugar.

No estado, a diferença entre ACM Neto (União) e Jerônimo Rodrigues (PT) caiu de 38 pontos percentuais (pp) para 21, o que representa uma variação de 17 pontos. Nos outros estados, as variações nas distâncias foram menos expressivas: Rio de Janeiro (2pp), São Paulo (2pp), Minas Gerais (6pp).

Apesar disso, a atual diferença de 21 pp entre Neto e Jerônimo ainda é uma das maiores entre os estados pesquisados pelo Datafolha. O número fica atrás apenas da distância entre os primeiros colocados para o governo de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) e Alexandre Kalil (PSD). Entre os mineiros, o candidato do Novo leva uma vantagem de 30 pp.

Mesmo em desvantagem, Jerônimo Rodrigues foi o candidato que mostrou maior crescimento após o início da propaganda eleitoral gratuita. Ele subiu 12 pontos percentuais. Foi sua evolução, inclusive, que puxou a grande variação na diferença entre os candidatos baianos.

Os outros postulantes com crescimento foram Cláudio Castro (PL-RJ), Romeu Zema (Novo-RJ) e Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), cada um com crescimento de 5 pp, além de Marcelo Freixo (PSB-RJ), com variação de 5 pontos percentuais para mais.

Entre os que tiveram desempenho negativo, a Bahia também se destaca com ACM Neto, que teve uma variação de 5 pp para menos. Já Fernando Haddad (PT-SP) e Alexandre Kalil (PSD-MG) tiveram uma queda de 3 e 1 ponto percentual respectivamente.

Em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, as pesquisas do Datafolha foram divulgadas nos dias 18 de agosto e 2 de setembro. Já na Bahia, as divulgações aconteceram em 24 de agosto e 14 de setembro. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/