Edson Fachin recebe advogado de Bolsonaro após ataques ao sistema eleitoral

PolíticaSaiba mais

Edson Fachin recebe advogado de Bolsonaro após ataques ao sistema eleitoral

Advogado contou que Fachin entregou material detalhado sobre as ações da Justiça Eleitoral

Crédito: Divulgação

Após o presidente Jair Bolsonaro (PL) repetir ataques às urnas eletrônicas a embaixadores estrangeiros nesta semana, o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Edson Fachin, recebeu nesta sexta-feira (22) o advogado da campanha do mandatário, Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, para tentar aplacar os ânimos e diminuir a pressão.

À reportagem o advogado contou que Fachin entregou material detalhado sobre as ações da Justiça Eleitoral a respeito das sugestões dos militares para o pleito deste ano.

Este é o principal ponto de controvérsia entre o TSE e Bolsonaro. O presidente tem indicado que só considerará as eleições limpas se a corte acatar tudo que for proposto pelas Forças Armadas.

"Me pareceu claramente que o objetivo dessa reunião era justamente trabalhar esse ponto [do que tem sido feito a respeito das sugestões às urnas]. Ele falou que tem tido contato com o pessoal das Forças Armadas e tem boa impressão da capacidade técnica deles. São homens corretos, do ponto de vista da fidalguia", afirmou Tarcísio Vieira.

As Forças Armadas têm repetido o discurso de Bolsonaro. Em ofício recente, solicitaram ao TSE todos os arquivos das eleições de 2014 e 2018, justamente os anos que fazem parte da retórica de fraude do presidente.

Na reunião desta sexta, o ministro ainda apresentou planos para evitar casos de violência durante a votação.

O encontro ocorreu no gabinete de Fachin no TSE e durou mais de uma hora. O representante da campanha do chefe do Executivo também já foi ministro na corte eleitoral.

Esta é a segunda vez em que os dois se encontram desde que Tarcísio Vieira assumiu a defesa de Bolsonaro. A reunião ocorre, contudo, em meio a uma escalada de tensões entre o presidente e a Justiça Eleitoral.

Em outro movimento para aliviar a tensão entre os Poderes, o ministro da AGU (Advocacia-Geral da União), Bruno Bianco, foi recebido por Fachin na quarta-feira (20).

Além de tentar desacreditar o sistema eleitoral, como fez em reunião com embaixadores nesta semana, Bolsonaro tem atacado ministros do STF (Supremo tribunal Federal), dentre eles Fachin.

O mandatário chama o presidente do TSE de petista e diz que ele quer eleger o seu adversário, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

No encontro, o presidente da corte também contou ao advogado de Bolsonaro sobre o grupo de trabalho criado pelo TSE para enfrentar a violência política nas eleições.

A ideia do tribunal é discutir regras para melhorar a segurança de quem vai trabalhar no pleito, como mesários, também dialogar com autoridades de segurança pública sobre a proteção de candidatos. Além disso, ampliar a conversa com advogados de campanhas.

Este grupo foi criado na quinta (21), após o TSE receber relatos de agressões a parlamentares e de ataques à imprensa. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/