Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa é lançada na ALBA

PolíticaDefesa do idoso

Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa é lançada na ALBA

Deputado feirense José de Arimateia é o presidente da frente

Credito: Assessoria

"Este é um momento marcante para a população idosa da Bahia". Foi assim que se expressou, na tarde desta quinta-feira (11), o deputado José de Arimateia (Republicanos) no lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa, que ele irá presidir. Além dele, foram nominados para integrar a Frente os seguintes parlamentares: Kátia Oliveira (UB), vice-presidente; Raimundinho da JR (PL); Júnior Muniz (PT); Hassan (PP); Patrick Lopes (Avante); Vitor Azevedo (PL); Ivana Bastos (PSD); Eduardo Salles (PP); Zó (PC do B); Fátima Nunes (PT); Maria del Carmen (PT); Niltinho (PP); Angelo Coronel Filho (PSD); Dr. Diego Castro (PL); Leandro de Jesus (PL); Jurailton Santos (Republicanos); Samuel Junior (Republicanos); Laerte do Vando (PSC); Matheus Ferreira (MDB); Pedro Tavares (UB); Tiago Correia (PSDB) e Alan Sanches (UB).

José de Arimateia lembrou que, na última legislatura, ele também requereu e presidiu a Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa, fortalecendo as discussões e a atuação sobre a causa na ALBA. "Estamos vivendo o envelhecimento da população, por isso precisamos de um olhar mais cuidadoso para a criação e o fortalecimento de políticas públicas específicas".

A vice-presidente, deputada Kátia Oliveira, destacou a importância do olhar com mais respeito, carinho e amor à população idosa. De acordo com a parlamentar, a Frente é necessária para fortalecer as políticas públicas para este segmento. "Geralmente, a população idosa sente mais dificuldade em acessar medicamentos necessários ou sofrem maus tratos e abandono por parte dos familiares, precisamos todos estarem atentos", afirmou.

No lançamento, diversas organizações participaram do ato da assinatura para lançamento da Frente, dentre elas: Ordem dos Advogados da Bahia, Defensoria Pública, Ministério Público, Delegacia do Idoso, Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Salvador, Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Feira de Santana, Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Simões Filho, Frente Nacional da População Idosa, Grupo Calebe Universal, Abrigo Dom Pedro II, Associação Nacional de Gerontologia, Sociedade Brasileira de Geriatria e Conselho Estadual do Idoso.

O presidente Arimateia defendeu que o principal papel da Frente é analisar os projetos em tramitação na Assembleia Legislativa sobre o objetivo, destacar os principais e garantir a aprovação entre os parlamentares. A apresentação de projetos de lei para proteção da pessoa idosa também está como prioridade dos parlamentares.

Em seu pronunciamento, o deputado Jurailton Santos já indicou dois projetos de sua autoria para serem analisados. Um proíbe que entidades bancárias ofereçam empréstimos aos aposentados através de ligação e o segundo pede isenção de cobrança de estacionamento público para pessoa idosa.

Na sessão especial, o presidente comunicou que no mês de junho de 2023 deve acontecer a primeira reunião ampla e garante que, com interesse de todos envolvidos da bancada, a Frente será um instrumento para conduzir debates sobre a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Na ocasião, vários representantes de entidades e órgãos se revezaram fazendo pedidos, a exemplo da implantação da Delegacia do Idoso em todos os municípios baianos; o fortalecimento do Estatuto do Idoso e a criação de uma secretaria de Estado específica para a pessoa idosa. Todas as sugestões foram recebidas com muita atenção pelos parlamentares.

Também estiveram presentes no evento a coordenadora geral do Movimento Bahia '60 Mais', Maria José; a vice-presidente do Conselho Municipal do Idoso de Salvador, Maria Constança; o vereador da cidade de Camaçari, Jair Costa; o vereador de Simões Filho, Arnaldo Simões; a presidente do Conselho Estadual do Idoso, Lúcia Mascarenhas;, o vereador de Feira de Santana Petrônio Lima; a presidente municipal do Conselho do Idoso de Feira de Santana, Irene Azevedo; a coordenadora do Núcleo do Idoso da OAB/BA, Drª. Márcia Zalcbergas; a coordenadora das Defensorias Públicas – Idosos, Laise de Carvalho Leite; o titular substituto da Delegacia do Idoso, Kleber Cunha Shaw da Silva; coordenador do Grupo Calebe Universal, bispo Roque Azevedo Santos; presidente da Asaprev, Marcos Barroso; conselheira da Sociedade Brasileira de Geriatria, Lilian Leal Pinto de Carvalho; e a superintendente de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Tricia Viviane Lima Calmon.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/