Lula deve barrar PL da Dosimetria nesta quinta-feira

PolíticaDosimetria

Lula deve barrar PL da Dosimetria nesta quinta-feira

Decisão deve ocorrer durante eventos que lembram os ataques de 2023 

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve vetar nesta quinta-feira (8) o projeto conhecido como PL da Dosimetria, aprovado pelo Congresso. A proposta altera critérios de cálculo e execução das penas, reduzindo o tempo necessário para progressão de regime e outros benefícios penais.

A decisão deve ocorrer no mesmo dia em que o governo federal e o Supremo Tribunal Federal (STF) promovem atos em memória dos ataques de 8 de janeiro de 2023. Aliados declararam que o presidente já havia sinalizado para todos a intenção de barrar o texto e enfrentar eventual tentativa do Legislativo de derrubar o veto.

📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Aprovado em 17 de dezembro, o projeto modifica a Lei de Execução Penal e beneficia condenados por atos antidemocráticos e crimes ligados à tentativa de golpe após as eleições de 2022, inclusive réus julgados pelo STF. A legislação atual prevê progressão após 16% da pena para crimes sem violência.

No Planalto, está previsto um ato em defesa da democracia, enquanto o STF realiza programação institucional. Este será o primeiro 8 de janeiro após as condenações dos envolvidos, que somam centenas de sentenças e processos ainda em tramitação na Corte. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 09 Janeiro 2026

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/