Lula tem 10 pontos de vantagem para Bolsonaro no primeiro turno, diz Exame/Ideia

PolíticaPesquisa eleitoral

Lula tem 10 pontos de vantagem para Bolsonaro no primeiro turno, diz Exame/Ideia

Ex-presidente liderou a simulação de primeiro turno com 47% das intenções de voto 

Crédito: Divulgação

A apenas três dias das eleições, a nova pesquisa eleitoral da Exame/Ideia, divulgada na madrugada desta quinta-feira (29), apontou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto com 47%. O atual chefe do Executivo e candidato a reeleição, Jair Bolsonaro (PL), obteve 37% das escolhas no primeiro turno.

Ainda na simulação de primeiro turno, que acontece no domingo (2), Ciro Gomes aparece em terceiro, com 6%, seguido por Simone Tebet (MDB), com 5%. Brancos e nulos são 4% dos que responderam à pesquisa. Os outros candidatos, juntos, somaram pouco mais de 1% das intenções de voto. Ao todo, 3% dos entrevistados não souberam responder.

2º turno

O levantamento realizado pelo Exame/Ideia também analisou cinco cenários de segundo turno. Lula liderou em todas as simulações, com mais de 50% das intenções de voto. Bolsonaro, por sua vez, perde apenas para o petista.

No provável embate entre Lula e Bolsonaro, o petista marcou 52% das intenções, enquanto o presidente obteve 41% das escolhas. Já entre Lula e Tebet, o ex-presidente levou a melhor com 53% a 20%. Contra Ciro Gomes, Lula foi escolhido por 51% dos entrevistados. O pedetista pontuou apenas 24%.

Entre um embate entre Bolsonaro e Simone Tebet, o candidato a reeleição levaria a melhor com 42% a 24%. Contra Ciro, no entanto, a disputa seria mais apertada. Bolsonaro marcou 41% das escolhas, enquanto o ex-ministro da Fazenda ficou com 35%.

Para a pesquisa, foram ouvidas 1.500 pessoas entre os dias 23 e 28 de setembro. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. A sondagem foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-09782/2022.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/