Alexandre de Moraes revoga afastamento de Ibaneis Rocha do governo do Distrito Federal

PolíticaJustiça

Alexandre de Moraes revoga afastamento de Ibaneis Rocha do governo do Distrito Federal

Ibaneis estava afastado após os atos golpistas

Crérdito: Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a revogação do afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), nesta quarta-feira (15). Ele estava afastado desde a madrugada de 9 de janeiro, horas após os atos golpistas que culminaram na invasão e depredação das sedes dos três poderes, em Brasília, por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na mais recente decisão, Moraes apontou que não estão mais presentes os requisitos para a manutenção da medida cautelar. O governador é alvo de investigação no STF por suspeita de omissão em relação aos ataques de 8 de janeiro. De acordo com o magistrado, não há risco de que o retorno à função pública do governador possa comprometer a investigação ou causar a repetição dos atos investigados.

"Os Relatórios de Análise da Polícia Judiciária relativos ao investigado não trazem indícios de que estaria buscando obstaculizar ou prejudicar os trabalhos investigativos, ou mesmo destruindo evidências", afirmou Moraes na decisão. A Procuradoria-Geral da República já havia se manifestado a favor da revogação do afastamento.

No mesmo dia em que havia sido afastado, em 9 de janeiro, Ibaneis tinha se manifestado sobre o tema: "Respeito a decisão do ministro Alexandre de Moraes, mas reitero minha fé na Justiça e nas instituições democráticas", escreveu ele, em nota divulgada nas redes sociais. Nesta quarta-feira, Ibaneis ainda não havia se posicionado sobre a nova decisão de Moraes até a publicação desta reportagem.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/