Pedro Américo alerta sobre mudanças climáticas e a necessidade de ação urgente em Feira

PolíticaCâmara de Vereadores

Pedro Américo alerta sobre mudanças climáticas e a necessidade de ação urgente em Feira

Pedro Américo (Cidadania), aponta necessidade de um comprometimento coletivo e uma visão estratégica para o futuro de Feira de Santana 

Crédito: Adriele Mercês/ ASCOM

Na sessão desta terça-feira (14), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador Pedro Américo (Cidadania) fez um contundente discurso alertando para os desafios climáticos que a cidade e o mundo estão enfrentando. Com base nas recentes crises ambientais, o edil destacou a importância de um planejamento urbano eficiente e de políticas públicas voltadas para a mitigação dos impactos climáticos.

"Todos os sinais estão sendo dados. Nós tivemos no ano passado uma seca extrema, ondas de calor em Feira de Santana e pelo mundo. Este ano, chuvas torrenciais em diversas áreas, em especial agora no Rio Grande do Sul. A cidade também teve um volume de chuva muito maior e é importante que a gente possa olhar bem esses sinais", afirmou Américo.

O vereador enfatizou que as questões climáticas e ambientais devem ser tratadas com seriedade e planejamento a médio e longo prazo. "Ou a gente trata as questões de clima, as questões ambientais, de gestão do espaço urbano, a questão das áreas de alagamento com seriedade, com planejamento de médio e longo prazo, ou nós vamos sofrer cada vez mais", alertou Pedro Américo.

O parlamentar feirense criticou a polarização política e os discursos vazios, chamando a atenção para a necessidade de um debate mais substancial e focado em ações práticas. "Está na hora da gente buscar um caminho na política, sair desse discurso às vezes vazio, o discurso simplesmente partidário ou por bandeiras que não levam ninguém a lugar nenhum. A gente precisa tratar seriamente das cidades, especialmente precisamos tratar de Feira de Santana".

O vereador trata de drenagem urbana durante todo o seu mandato, tendo contribuído ainda com os estudos do plano diretor de drenagem de Feira de Santana. Pedro Américo propôs a implementação de um plano de mitigação de desastres e a execução do plano de drenagem em toda Feira de Santana. Além disso, sugeriu a recuperação e reconstrução das praças públicas com foco na absorção de água e questões ambientais, assim como a redução do asfalto em favor de mais áreas verdes.

Ainda para o edil, urge na zona rural a necessidade de garantir o acesso à água por meio de irrigação e reflorestamento da mata da caatinga. "É importante que a gente olhe para nossa zona rural e possa buscar caminhos para poder garantir o acesso à água com irrigação, com plantio de reflorestamento da mata da caatinga, para que possamos fazer com que a nossa cidade esteja preparada para essas mudanças climáticas que estão vindo em todos os países, em todos os locais e que vão atingir todas as pessoas".

O vereador destacou que essa luta deve envolver o poder público, a sociedade e os empresários. "Quanto mais a gente se preparar, menos a gente vai sofrer. Essa é uma luta importante que deve envolver o poder público, deve envolver toda a sociedade, deve envolver os empresários. É importante a gente tratar sobre isso. As mudanças climáticas vieram e vieram para ficar".

Pedro Américo finalizou seu discurso lembrando a importância da adaptação e da proteção das pessoas e patrimônios para evitar futuras tragédias. "Se a gente não se adaptar a isso, se a gente não cuidar de proteger as pessoas e os patrimônios, a gente vai cada dia mais ficar se lamentando, chorando pelas vidas perdidas, pelos animais que morreram, pelas que foram devastadas. Mas, a gente pode sim pensar a médio e longo prazo e fazer com que Feira de Santana esteja na vanguarda desse debate na Bahia e no Brasil".

O discurso de Pedro Américo reforça a urgência de ações concretas para enfrentar os desafios climáticos, apontando a necessidade de um comprometimento coletivo e uma visão estratégica para o futuro de Feira de Santana. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 15 Junho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/