PT processa parlamentar do PL por vídeo que associa Lula e o partido ao narcotráfico
A publicação foi feita depois da prisão do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro
O PT ingressou com uma ação judicial contra o deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP) após o parlamentar bolsonarista postar um vídeo nas redes sociais em que associa o partido e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao narcotráfico da Venezuela.
A publicação foi feita depois da prisão do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, que foi capturado no último sábado (3) por autoridades dos Estados Unidos. O venezuelano será julgado nos EUA pelo crime de narcotráfico.Na ação, o PT pede o pagamento imediato de uma indenização de R$ 30 mil por danos morais. O partido alega que o conteúdo publicado pelo deputado difunde "narrativa sabidamente falsa e difamatória sem qualquer lastro fático ou jurídico" e teve "ampla circulação e elevado engajamento".
"É absolutamente inaceitável que o requerido se utilize do tema como pretexto para insuflar narrativa falsa e difamatória, com o claro objetivo de degradar a honra objetiva do requerente perante a opinião pública", diz o documento.
"Trata-se de acusação recorrente, reiteradamente desmentida, inclusive por decisões judiciais que enfrentaram diretamente a matéria e determinaram a remoção de conteúdos que associavam o PT ao narcotráfico ou à organizações criminosas", ressalta outro trecho.
📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Ainda de acordo com o partido, a ação não busca promover "qualquer espécie de censura", já que a acusação do bolsonarista "serve apenas para macular a honra alheia e induzir o ódio político na população".
Em um vídeo publicado em seu perfil no Instagram, Bilynskyj diz que o narcotráfico financia a esquerda da América Latina, o PT e o presidente Lula. "Tem que ser preso", escreveu o parlamentar.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.