Pedro Américo diz que só continuará na SEAGRI se tiver condições de trabalho

PolíticaAgricultura

Pedro Américo diz que só continuará na SEAGRI se tiver condições de trabalho

Secretário já tem projetos para a pasta em 2023

Crédito: Adriele Mercês

2023 acaba de chegar, e prospectando um ano de muito desenvolvimento e melhorias para a zona rural e os feirenses que moram nestas localidades, Pedro Américo Lopes, o Secretário Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural já tem planos de ação montados, contudo, para sua permanência na pasta precisa ainda das devidas condições de trabalho, que devem ser asseguradas pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana. À reportagem do Jornal Folha do Estado, Pedro contou os próximos passos da SEAGRI.

Vereador licenciado da Câmara de Feira, Pedro Américo assumiu a Secretaria de Agricultura no último ano e vem se destacando pelo diálogo aberto com os moradores da zona rural e os diversos projetos para a pasta que visam melhorar a vida do homem e da mulher do campo. Um dos grandes passos dados pela SEAGRI, já era um sonho antigo para quem enfrenta dificuldades por morar longe da sede de Feira de Santana: o projeto das subprefeituras nos distritos. Esse e outros avanços serão alavancados pelo secretário neste ano de 2023. 

"A SEAGRI precisa passar por uma transformação. A forma que a secretaria atua na zona rural, como prestamos os serviços, inclusive na articulação com outras secretarias, são pontos importantes. Inicialmente, fizemos um planejamento estratégico, estabelecendo 47 programas e projetos para que sejam executados, que vão desde banco de muda de sementes, banco de mudas frutíferas, contratação de empresas para instalação e ampliação de aguadas, parcerias com associações para podermos fazer o roço das estradas, compra de novos equipamentos - que inclusive já iniciamos um processo de licitação para comprarmos mais oito tratores e barcos", contou o secretário de agricultura.

Um dos pontos importantes para que estes avanços sejam realizados é a aprovação do Orçamento 2023, que ainda está em processo de votação na Câmara de Vereadores. "Naturalmente, esse planejamento depende da articulação orçamentária, precisamos de recursos. No final do ano passado, a prefeitura passou por uma dificuldade muito grande do ponto de vista financeiro, então acabou que os processos foram travados, mas a expectativa é de que, com o apoio da Câmara de Vereadores, do Prefeito e todo o secretariado, possamos dar conta desses processos com celeridade. Já procurei os vereadores para que pudéssemos ter uma melhoria no orçamento da secretaria e vamos buscar tudo o que tiver ao nosso alcance”.

“O povo da zona rural tem muita pressa, eles precisam da parceria da prefeitura e do auxílio do poder público, eles esperaram por muitos anos por um projeto que dê assistência ao desenvolvimento rural de forma verdadeira, nós estamos com essa ansiedade de fazer de 2023 um ano muito próspero em que possamos executar os projetos da melhor maneira possível, precisamos da parceria de todos", relatou Pedro Américo.

Condições de trabalho

Mesmo com uma base de estudos, articulação e projetos, o secretário revelou ainda que sua permanência no cargo tem um ponto importante do qual depende muito: as condições para que o trabalho seja realizado de forma eficaz.

"O cargo de secretário é uma nomeação do Prefeito, e eu coloquei algumas condições para assumir a pasta e para que meu trabalho pudesse estar a contento na secretaria, que envolve a SEAGRI assumir a questão das feiras livres, do Centro de Abastecimento, as feirinhas dos bairros, dentre outros. Eu conversei muito com Colbert Martins neste final de ano, apresentei todo esse planejamento e disse que só tinha interesse em permanecer nesta secretaria se ele me desse condições de trabalho, se elas não forem proporcionadas, não tenho como ficar", contou Américo.

"Eu tenho interesse em ficar porque acho que a gente precisa de fato ter uma atuação mais forte na zona rural, mas a decisão final é do prefeito. Quero trabalhar, mas preciso também de condições para que isso aconteça", elucidou. O secretário fez ainda um pedido a todo cidadão de Feira de Santana. "Quero pedir a toda a sociedade feirense para que possam ajudar, trazer projetos e apoiar no desenvolvimento da zona rural como um todo", finalizou.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 08 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/