Vereador defende CPI da Coelba em Feira de Santana

PolíticaCPI da Coelba

Vereador defende CPI da Coelba em Feira de Santana

 O parlamentar também fez críticas ao não cumprimento de legislações municipais.

Foto: Divulgaçao
O vereador Pedro Américo defendeu a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Municipal de Feira de Santana para apurar a atuação da Companhia de Eletricidade do Estado Neoenergia (Coelba) que presta serviço ao município. Segundo o parlamentar, a empresa tem sido alvo recorrente de queixas da população, registrando altos índices de reclamações em órgãos de defesa do consumidor e no Judiciário.

"Nós sabemos que a população tem sofrido muito, pois a Coelba tem sido recordista em reclamação da população nos órgãos de Defesa do Consumidor, em juizados em relação a processo da população que se sente lesada. A população tem reclamado muito quando tem queda de energia e queima os eletrodomésticos e a operadora não se responsabiliza por aquela perda", diz.

Pedro Américo destacou que há unanimidade entre os vereadores da Casa quanto à necessidade de se discutir o tema. Relatou ainda situações específicas trazidas por parlamentares, como a poda de árvores próximas à rede elétrica , responsabilidade da Coelba, que em alguns casos gera risco de choque elétrico e demora no atendimento.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

"Temos unanimidade dos vereadores apoiando esse debate e que trouxeram problemas da população sobre o serviço da Coelba em Feira de Santana. Desde aquela família que sofre porque a poda da árvore, que é responsabilidade da Coelba, está entre a fiação porque fica estalando, tem risco de choque elétrico e outros problemas e a empresa não dá resposta, quando tem avenidas ruas, que precisam de um posteamente e as pessoas esperam por muitos meses pela instalação. Discutimos problemas da zona urbana e rural, foi mostrado um caso específico onde um pai e um filho, uma criança, faleceram eletrocutados por falta de manutenção em uma rede antiga, entre diversos problemas. A própria prefeitura quando solicita um serviço da operadora dá um prazo de 6 meses para poder dar uma resposta".

O parlamentar também fez críticas ao não cumprimento de legislações municipais. Entre elas, uma lei que determinava a substituição da fiação aérea por rede subterrânea no centro da cidade.

"Então foram elencados vários problemas que afetam diretamente a população de Feira de Santana. Tem também duas legislações importantes que não estão sendo cumpridas. Temos uma lei aprovada há anos, inclusive vencido o prazo que foi dado à Coelba para retirar a fiação aérea e colocar subterrânea no Centro da Cidade. Não faz sentido uma cidade como Feira de Santana não ter fiação subterrânea para que a gente tenha qualidade visual e segurança em relação a esse serviço prestado. A agência reguladora tem responsabilidade sobre isso, de acompanhar a apresentação da prestação deste serviço para a população de Feira de Santana. Outra coisa também que não faz sentido é a população ter uma fatura, às vezes quer usar como comprovante de residência, mas o CEP, que ela tem que pegar nos Correios, a Coelba coloca um número aleatório".

Outro ponto abordado foi a inconsistência nos dados de endereçamento nas faturas da Coelba, que, segundo Pedro Américo, dificulta o uso do documento como comprovante de residência. "Nem o CEP tem a dignidade de utilizar o número correto, com valores exorbitantes que cobram nas faturas", criticou. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 07 Agosto 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/