Vereador Jhonatas Monteiro denuncia ameaças de morte

PolíticaFeira de Santana

Vereador Jhonatas Monteiro denuncia ameaças de morte

O email também apresenta ofensas racistas 

Crédito: Divulgação
O vereador Jhonatas Monteiro, do PSOL, foi alvo de novas ameaças, recebidas através do email institucional do parlamentar no último dia 4 de julho. A assessoria do vereador optou por não divulgar o ocorrido imediatamente para preservar o trabalho inicial de investigação do caso, que está sendo realizado pela Polícia Civil, e outras medidas de segurança.

Além de ameaçar de morte o vereador e seus familiares, mencionando inclusive o bairro onde ele reside, na periferia do município, o email também apresenta ofensas racistas contra o parlamentar e contra o site "Alma Preta", que no mês de abril divulgou uma matéria sobre as primeiras ameaças sofridas por Jhonatas, recebidas através de mensagens de celular.

O email recebido neste mês de julho pelo vereador apresenta forte conteúdo de ódio, com desqualificação aos professores, tratados como "vagabundos", é marcadamente racista, com expressões como "preto fedido" e "preto não tem alma", que estendem-se ao site Alma Preta, além das graves ameaças de morte ao parlamentar e aos seus familiares: "Se você não parar de falar na imprensa a gente vai jogar gasolina em você e na sua família de macacos pretos fedidos e tocar fogo em vocês, vamos queimar vocês vivos. E como você gosta de dizer que é morador da Queimadinha aí sua família vai ficar queimadinha mesmo. Vai perder mais do que um dente".
Crédito: Divulgação

O PSOL, partido do vereador, é atualmente o que mais acumula casos de violência e ameaças contra suas figuras públicas. Mais de 20 parlamentares do partido, entre vereadoras(es) e deputadas(os) estaduais e federais, principalmente mulheres negras e pessoas LGBTQIA+, foram recentemente vítimas de assédio, agressões, perseguição, ameaças de morte e até mesmo tentativas de atentados, interceptadas a tempo pelas autoridades – como foi o caso da deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ). "O que se observa é que, com o crescimento da extrema-direita no Brasil ao longo dos últimos anos, a violência, alimentada pela impunidade, tem sido utilizada para tentar impedir a atuação de parlamentares e seus mandatos, o que pode ser entendido como um ataque às já frágeis liberdades democráticas" – destaca Jhonatas.

Após a primeira ameaça, recebida em abril, Jhonatas foi incluído no Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas (PPDDH), que já está a par da nova ameaça sofrida e acompanha o caso. Além disso, a Secretaria de Segurança Militante do PSOL – órgão recém criado pela Executiva Nacional do partido para lidar com os casos de violência contra sua militância e suas/seus parlamentares – foi acionada. Em paralelo, as investigações sobre as ameaças sofridas também seguem na Polícia Civil. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/