Vice-presidente da Comissão de Saúde cobra soluções para 'fila' da regulação

PolíticaSituação preocupante

Vice-presidente da Comissão de Saúde cobra soluções para 'fila' da regulação

Arimateia propôs que gestora da Sesab fosse convidada para explicar soluções para problemas
Crédito: Gabriel Dallas/ASCOM
A Comissão de Saúde & Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) iniciou, na manhã de terça-feira (7), as discussões de pautas referente a pasta, onde foi aprovada uma visita dos integrantes do colegiado à nova gestora da Secretaria de Saúde do Estado, Roberta Santana.

Já na abertura dos trabalhos, o vice-presidente da comissão, deputado José de Arimateia (Republicanos), propôs que a gestora fosse convidada para explicar, na Casa das Leis, quais as soluções para os problemas da Central Estadual de Regulação, um sistema que gerencia as vagas hospitalares, e que, de acordo com o parlamentar, não vem cumprindo o seu papel.

"Essa pauta da regulação é inadiável, pois a situação é grave. Meu celular está cheio de pedidos de pacientes precisando de regulação (...) as pessoas estão morrendo na fila da regulação. Estamos querendo encontrar uma forma de resolver esta questão."

Conforme o legislador, "a situação está se equiparando a Covid no número de mortes, o que mostra que a saúde não é prioridade para o Governo." Para ele, a secretária não pode mais adiar a questão, pois "a regulação continua matando pessoas."

Em Feira de Santana, segundo dados da Prefeitura, 30 pacientes aguardavam por transferência para uma unidade hospitalar até ontem (7). Do total, 13 pacientes aguardam regulação na UPA Queimadinha, 4 na UPA Mangabeira, e outros 13 distribuídos nas policlínicas municipais: Tomba (3), Parque Ipê (2), Feira X (2) George Américo (2) e Rua Nova (2) e Humildes (2).

Como funciona 

A Regulação de pacientes é uma ferramenta onde, por exemplo, um paciente do município de Barreiras, oeste da Bahia, tem o mesmo direito a ser internado no Hospital Geral do Estado, localizado na capital Salvador, do que um paciente que está na emergência do hospital. A decisão de internação será pautada na gravidade do caso e não pela proximidade. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/