Alerta para risco de acidentes com olhos no período junino

Saúde e Bem EstarSaiba mais

Alerta para risco de acidentes com olhos no período junino

Oftalmologista Amilton Sampaio diz que é preciso ter muita atenção 

Crédito: Cau Preto/Secom/PMFS
Após dois anos de pausa por conta da pandemia, as tradicionais festas juninas retornam em boa parte do país. Em Feira de Santana e região, a data volta a ser comemorada com direito a muito forró, shows, fogos e fogueiras. Para quem não dispensa um bom arrasta-pé e uma boa "prosa" em volta de uma fogueira em meio aos festejos da época, um cuidado é necessário: a saúde dos olhos.

De acordo com o oftalmologista, Dr. Amilton Sampaio, referência em Catarata, é preciso ter muita atenção nessa época do ano. As fumaças das fogueiras podem piorar o quadro de insuficiência respiratória dos asmáticos, por exemplo. Porém, o que pouca gente sabe, é que pode causar problemas na visão também. "Diante dos festejos juninos, gostaríamos de alertar sobre fogueiras e fogos de artifícios. A fumaça provocada pode desencadear conjuntivites alérgicas, com prurido (coceira) e hiperemia (olhos vermelhos), necessitando de cuidados", destacou o médico. "Deve também se prevenir dos acidentes e possíveis queimaduras da pele (pálpebras) e do próprio globo ocular, que pode gerar consequências drásticas, até da perda da visão", acrescentou.

O médico sugere lágrimas artificiais para ajudar no caso de ressecamento dos olhos provocado pela fumaça, porém destaca que a compra desde produto deve ser feita por meio de prescrição de um profissional. Para Dr. Amilton Sampaio, a atenção com as crianças precisa ser ainda maior nesse período, ressaltando a importância de os pais e responsáveis ficarem atentos aos pequenos quando estes forem soltar fogos ou brincar próximo a uma fogueira, por exemplo. Em caso de acidente junto aos olhos, o especialista ressalta que algumas providências devem ser tomadas. "Lavar cuidadosamente com soro fisiológico gelado, não utilizar remédios caseiros e procurar assistência médica com urgência, alguns casos podem até necessitar tratamento cirúrgico", recomendou. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/