Autoridades conhecem projeto para rastreio do câncer de pulmão em Feira de Santana

Saúde e Bem EstarSaúde Respiratória

Autoridades conhecem projeto para rastreio do câncer de pulmão em Feira de Santana

 Carreta da Saúde Respiratória permanece na cidade até o final de julho.

Foto: Ascom/ Senai

O câncer de pulmão é o segundo mais incidente no mundo, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). E é com o propósito de aumentar as chances de diagnóstico precoce e cura, através do rastreio da doença, que o programa ProPulmão e o SENAI-CIMATEC desenvolveram o projeto Carreta da Saúde Respiratória. 

A unidade móvel, que disponibiliza tomografias gratuitas para pessoas entre 50 e 80 anos que são fumantes ou ex-fumantes, está em Feira de Santana, na Praça do Fórum, onde vai permanecer até o final de julho.

Como parte da ação, o projeto foi apresentado à médicos da cidade e gestores públicos, visando fortalecer a iniciativa, conforme explicou o médico Ricardo Sales, autor da iniciativa. "Este é um projeto inovador, de suma importância para as comunidades menos favorecidas, e nós queremos implementar o rastreio do câncer de pulmão no ambiente do Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso, precisamos dos gestores públicos", frisou.

Foto: Divulgação

Durante o evento, além de Ricardo Sales, diversos outros médicos referência em pneumologia no Brasil falaram sobre a gravidade do câncer de pulmão e a necessidade de ações para redução dos casos. Entre eles, Álvaro Cruz, professor titular da Universidade Federal da Bahia e presidente da Fundação ProAR; Rúbia Campos, membro do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem; Ricardo Figueiredo, professor de pneumologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e membro do Conselho Fiscal do ProAr; Almério Machado Júnior, professor de medicina da Universidade do Estado da Bahia (Uneb); e Daniel Bonomi, diretor científico da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica (SBCT).

Entre os convidados para conhecer melhor o projeto, a secretária de Saúde de Feira de Santana, Cristiane Campos, ressaltou o trabalho de base dos agentes comunitários na triagem de pessoas para realização dos exames na Carreta da Saúde e o compromisso do município em seguir com o acompanhamento necessário ao paciente. "Como bem disse dr. Ricardo: 'A carreta vai passar, mas o legado vai ficar.' E nós continuaremos dando assistência aos pacientes que estão nesse projeto", garantiu.

Já o superintendente de Atenção Integral à Saúde da Secretaria de Saúde da Bahia, Karlos Figueredo, que participou representando a secretária Roberta Santana, disse que o projeto Carreta da Saúde Respiratória "ascendeu uma chama". "É algo que já vinha sendo discutido ao longo do tempo, mas percebemos a urgência e a necessidade da prioridade das pautas. Hoje, o Estado tem 26 policlínicas, duas delas na capital, com o projeto de mais 7 policlínicas totalmente estruturadas, que irão ser construídas com o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com capacidade de realizar toda a triagem e exames de todos os pacientes pelo território baiano", ressaltou.

Também participaram do evento a médica Adenilda Martins, representando o prefeito Colbert Martins; a presidente da Câmara Municipal, Eremita Mota; a diretora do Hospital Geral Cleriston Andrade, Cristiana França; o diretor de Desenvolvimento de Empreendimentos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, Marcelo Oliveira, representando o secretário Angelo Almeida; Moreno Santos, representando o deputado estadual José de Arimateia; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Juscelino Brito; além de outros médicos e imprensa de Feira.

Para participar

Para ter acesso ao exame na Carreta da Saúde Respiratória, é necessário realizar um cadastro para triagem que pode ser feito nas unidades de saúde dos bairros, pelo whatsapp 71 9 9927-9041 ou através do endereço eletrônico propulmao.com.br

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 14 Julho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/