Bahia realiza a 1ª cirurgia robótica de coluna do Nordeste na rede pública
O procedimento foi conduzido dentro da programação do 1º Simpósio de Cirurgia da Coluna
No último dia 14 de agosto, Salvador entrou para a história da medicina ao sediar, no Hospital Ortopédico do Estado da Bahia (HOEB), a primeira cirurgia robótica de coluna da região Nordeste. O procedimento, realizado pelo robô cirurgião MazorX, da Medtronic, foi conduzido dentro da programação do 1º Simpósio de Cirurgia da Coluna, promovido pelo Einstein Hospital Israelita, gestor do HOEB — unidade 100% SUS do Governo do Estado.
O simpósio, inédito na região, aconteceu nos dias 15 e 16 de agosto, reunindo no prédio de ensino e pesquisa do hospital especialistas de renome nacional e internacional. O objetivo foi promover a atualização científica de profissionais da ortopedia, com foco em cirurgia robótica, técnicas minimamente invasivas e navegação assistida por imagem.
Entre os momentos mais marcantes do evento esteve a transmissão ao vivo de duas cirurgias robóticas de coluna, permitindo que participantes acompanhassem, em tempo real, cada etapa do procedimento e observassem os impactos positivos da tecnologia no cuidado ao paciente.
O MazorX, utilizado exclusivamente nas intervenções, representa o que há de mais avançado na área, oferecendo precisão milimétrica e maior segurança. "Esse tipo de cirurgia já é mais comum nas regiões Sul e Sudeste. O maior benefício é a precisão, pois o cirurgião consegue realizar seu trabalho com mais assertividade e menor risco para o paciente", explicou o médico ortopedista e cirurgião de coluna Carlos Filho, do HOEB.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
As duas pacientes submetidas à cirurgia já eram acompanhadas pelo hospital e aguardavam na fila de atendimentos do SUS. "Foi uma oportunidade única de trocar experiências e mostrar na prática o que há de mais moderno na cirurgia da coluna", destacou Carlos Filho.
A realização da cirurgia foi possível graças à parceria com a Medtronic, viabilizada pela empresa baiana Medicicor, que possibilitou a vinda do robô e sua utilização no procedimento. Para o CEO da Medicicor, Kleuder Leão, a iniciativa reforça o compromisso com a inovação em saúde:
"Trabalhamos para aproximar a tecnologia de ponta ao serviço público, garantindo que pacientes do SUS também tenham acesso ao que há de mais avançado na medicina mundial. É uma conquista para a Bahia e para todo o Nordeste."
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.