Bahia recebe mais vacinas contra a dengue

Saúde e Bem EstarSaúde Pública

Bahia recebe mais vacinas contra a dengue

Distribuição ampliada para combater epidemia

Crédito: Reprodução - Sesab

Na última segunda-feira (29), a Bahia recebeu um novo lote de 67.087 doses da vacina contra a dengue, destinado a 115 municípios conforme critérios do Ministério da Saúde. Com esta entrega, o estado totaliza 237.556 doses recebidas, direcionadas à faixa etária de 10 a 14 anos. A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, enfatiza que "a vacinação é fundamental para reduzir o risco de infecção, hospitalizações e mortalidade pela doença, sendo um aliado importante no combate ao vírus. No entanto, toda a sociedade deve persistir em eliminar os criadouros do mosquito para conter a disseminação da dengue".

Os casos de dengue na Bahia em 2024 totalizam 169.758, representando um aumento de 736,3% em relação ao ano anterior. Atualmente, 241 municípios estão em epidemia, 71 em situação de risco e 62 em alerta. Durante a reunião semanal do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes), autoridades ressaltaram a preocupação com Vitória da Conquista, que enfrenta uma tripla epidemia com mais de 26.595 casos de dengue, além de notificações de chikungunya e zika.

O governo da Bahia já investiu mais de R$ 21 milhões em ações de combate às arboviroses em 2024, incluindo pulverizações e treinamento de agentes de endemias. Embora haja uma desaceleração nos novos casos, a diretora da vigilância epidemiológica, Márcia São Pedro, ressalta a importância de manter os esforços para controlar a doença. A letalidade da dengue na Bahia é de 2,7%, inferior à média nacional, com 52 óbitos confirmados em diferentes municípios.

Um levantamento da Secretaria da Saúde revelou que, até o momento, apenas 234 doses das vacinas com vencimento em 30 de abril não foram utilizadas, refletindo o empenho do estado e municípios na conscientização sobre a vacinação. O subsecretário da saúde destaca a importância de mobilizar a sociedade para todas as vacinas disponíveis, considerando a baixa cobertura vacinal contra a influenza. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 15 Junho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/