Brasil tem mais de 1 milhão de cirurgias atrasadas no SUS, revela Fiocruz

Saúde e Bem EstarLevantamento

Brasil tem mais de 1 milhão de cirurgias atrasadas no SUS, revela Fiocruz

Algumas regiões apresentavam déficit de atendimentos clínicos e procedimentos 

Crédito: Divulgação

O Brasil conta com uma fila de mais de 1 milhão de procedimentos médicos atrasados no Sistema Único de Saúde (SUS), segundo um levantamento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A pesquisa buscava entender qual teria sido o impacto da pandemia no saúde pública do país e concluiu que entre 2020 e 2022, as cirurgias eletivas, especialmente as de pele e das mamas e as consultas médicas regulares e especializadas foram as mais afetadas.

A Fiocruz afirmou em nota que algumas regiões do país apresentavam déficit considerável de atendimentos clínicos e procedimentos cirúrgicos que podem evoluir para complicações maiores de saúde. "Além disso, a demanda reprimida nos exames e diagnósticos representam problemas para agravamento de condições clínicas não atendidas a tempo", conclui.

Os pesquisadores consideraram a média de atendimentos dos anos de 2014 a 2019. Para resolver o problema, o grupo sugere investimentos para recuperar os atendimentos represados dos pacientes e prevenir o crescimento do déficit para novos pacientes.

A equipe de transição do Governo Federal reclamou da falta de dados do atual governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) na área da saúde. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/