Canais disponíveis para atualizar Certificado Nacional de Vacinação

Saúde e Bem EstarFeira de Santana

Canais disponíveis para atualizar Certificado Nacional de Vacinação

Cidadão terá a necessidade atendida de forma prática 

Crédito: Jorge Magalhaes/Secom/PMFS

O Certificado Nacional de Vacinação é o documento que comprova a imunização contra a Covid-19, disponibilizado pelo Ministério da Saúde por meio do aplicativo Conecte SUS Cidadão. Na plataforma, após a conclusão do ciclo vacinal, é possível visualizar, salvar e também imprimir o comprovante. O documento tem sido exigência para permitir o embarque em aeroportos e rodoviárias, além de possibilitar o acesso a festas, shows e até órgãos públicos.

Para isso, o documento deve estar devidamente atualizado. Aqueles que têm enfrentado dificuldade em obter o certificado com as informações completas terão a necessidade atendida de forma prática. É que a Prefeitura de Feira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), disponibilizou canais de comunicação para ter acesso ao serviço: e-mail e aplicativo.

É bem simples. O cidadão pode enviar um e-mail para vacina@pmfs.ba.gov.br, solicitando a atualização, enviando em anexo cópia do RG com foto, do CPF e do cartão de vacina. Ele deve informar no corpo do e-mail, o local, dia, horário da aplicação e a vacina que recebeu.

Essa atualização também pode ser solicitada no aplicativo Fala Feira 156, disponível nas plataformas Android e iOS. Basta acessar a categoria "Covid-19: Atualização dos dados da vacinação" e iniciar o pedido. O Ministério da Saúde estabeleceu o prazo de 3 a 5 dias úteis para efetivar a mudança no Conecte SUS.

Quem não possui acesso à tecnologias e internet, têm atendimento presencial garantido na sede da SMS - localizada na avenida João Durval Carneiro. Para isso, é necessário apresentar o cartão de vacinação e um documento de identidade com foto para realizar a solicitação. Neste caso, é preciso também que o cidadão verifique com o estabelecimento de saúde responsável pela aplicação da vacina se os dados já foram inseridos no sistema.

Vale destacar que no momento da vacinação, o profissional realiza o registro virtual no sistema de informação ou em uma ficha para posteriormente realizar o processo de digitação. A partir daí, no prazo de 10 dias úteis, o registro ficará disponível no aplicativo. A Secretaria Municipal de Saúde alimenta o sistema do Ministério da Saúde, mas não tem acesso à consolidação desses dados, sendo de responsabilidade do órgão federal essa atualização. 

Com informações da Secom/PMFS

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/