Centro de Testagem e Aconselhamento participa de projeto do Ministério da Saúde

Saúde e Bem EstarFeira de Santana

Centro de Testagem e Aconselhamento participa de projeto do Ministério da Saúde

A iniciativa propõe ampliar a carteira de serviços

Crédito: Danielly Freitas

Feira de Santana é o único município da Bahia escolhido para integrar o projeto de reestruturação dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), desenvolvido pelo Ministério da Saúde. A iniciativa pretende incluir, futuramente, a oferta de novos serviços no CTA, a exemplo de exames para diagnóstico da hanseníase, tuberculose e HTLV.

O segundo encontro entre representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde (SMS) ocorreu nesta segunda-feira, 26, no auditório Dr. João Batista Cerqueira, na sede da SMS.

De acordo com o diretor do Departamento de Saúde do MS, Gerson Pereira, a iniciativa propõe ampliar a carteira de serviços a fim de "atender os pacientes, especialmente a população mais vulnerável aos agravos".

A coordenadora do Centro Municipal de Referência em IST/HIV/AIDS, Vanessa Sampaio, que também coordena o CTA de Feira, considera de grande reconhecimento fazer parte do projeto que é fruto de empenho de todos os envolvidos. No Nordeste, apenas Feira e Sobral (Ceará) foram escolhidos para participar do projeto.

"Com essa iniciativa vamos conseguir fazer um atendimento único e não ficar dividido, olhando apenas para a doença. Vamos ter um olhar macro do paciente. Feira foi escolhida por ser a segunda maior cidade do estado e também por estar situada no mais importante entroncamento rodoviário do Nordeste", afirma.

Ainda de acordo com Vanessa Sampaio, a reestruturação vai diagnosticar e encaminhar os pacientes para o tratamento nos serviços de referência.

"É uma proposta que não extingue os serviços de referências, mas amplia a capacidade de diagnóstico", pontua Vanessa Sampaio.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carlita Correia, destaca que o município presta assistência pactuada a mais de 18 cidades vizinhas. "Temos a oportunidade de melhorar, ainda mais, a qualidade do serviço".

Com informações da Secom/PMFS,

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/