Correr para pegar ônibus reduz risco de morte prematura, aponta pesquisa australiana

Saúde e Bem EstarSaiba mais

Correr para pegar ônibus reduz risco de morte prematura, aponta pesquisa australiana

Apenas três a quatro períodos curtos todos os dias estavam associadas a uma redução de até 40% nas mortes

Crédito: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Uma pesquisa do Centro Charles Perkins, da Universidade de Sydney, aponta que apenas um minuto de atividade diária, como correr para pegar o ônibus, brincar com as crianças, pode reduzir drasticamente as chances de ter uma morte prematura.

estudo, divulgado pelo jornal O Globo, é o primeiro a medir com precisão os benefícios para a saúde da "atividade física de estilo de vida intermitente vigorosa", ou VILPA, na sigla em inglês. VILPA são os períodos muito curtos de atividade vigorosa – um a dois minutos – que as pessoas costumam fazer de forma corriqueira, como correr para pegar o ônibus, brincar com as crianças, tarefas domésticas ou apenas passar recados durante o trabalho.

Segundo a pesquisa, apenas três a quatro períodos curtos todos os dias estavam associadas a uma redução de até 40% nas mortes por todas as causas e relacionadas ao câncer, e 49% menos chances de morte relacionada a doenças cardiovasculares, como ataque cardíaco ou derrame.

O máximo de 11 sessões por dia foi associado a uma redução de 65% no risco de morte cardiovascular e uma redução de 49% no risco de morte relacionada ao câncer. Mais de 25 mil pessoas participaram do estudo. Os participantes afirmaram não praticar esportes ou exercícios nos momentos de lazer, e foram rastreados por sete anos. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/