Cuidados com saúde bucal devem ser iniciados na fase da amamentação

Saúde e Bem EstarSaúde infantil

Cuidados com saúde bucal devem ser iniciados na fase da amamentação

A primeira consulta com o dentista é indicada aos seis ou sete meses de idade

Crédito: Divulgação

Os cuidados com a higiene bucal das crianças devem começar antes do aparecimento do primeiro dentinho. É preciso estimular a gengiva dos pequenos, seja com dedeiras ou gazes umedecidas com água filtrada ao menos uma vez ao dia. A orientação é da coordenadora da Divisão Odontológica da Secretaria Municipal de Saúde, Cristina Rosa.

A especialista em saúde bucal recomenda que o momento indicado para uma criança fazer a avaliação odontológica é antes do surgimento do primeiro dente ou entre seis e sete meses de idade.

Em Feira de Santana, o atendimento é ofertado nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) Célia Pamponet localizado no bairro George Américo e no Maria de Lourdes Suzarte, situado na Praça Tiradentes, mais conhecida como Praça do Gastão.

Para ser atendida, a crianças deve passar por consulta odontológica em uma das Unidades de Saúde da Família (USF), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Policlínicas, para avaliação da necessidade de atendimento especializado. Os encaminhamentos são feitos através da ficha de referenciamento.

A coordenadora explica que durante a fase do aleitamento é necessário retirar as sobras de leite no canto da boca e sobre a língua, mas não há a necessidade e realizar a limpeza após toda amamentação.

"Apesar das bactérias que provocam cáries e doenças no interior da boca só entrarem em ação com o surgimento dos dentes, é preciso estar atento à higiene bucal infantil porque a saúde dos permanentes depende dos cuidados que temos com os dentes de leite. O tecido deve ser passado em forma de estimulação suave pelo céu da boca, acima ou abaixo da língua", orienta Cristina Rosa.

Com  informações da Secom/PMFS.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/