Dia de Combate ao Câncer: Ações de prevenção são realizadas em Feira

Saúde e Bem EstarSensibilização

Dia de Combate ao Câncer: Ações de prevenção são realizadas em Feira

A data, instituída pela OMS, tem como objetivo conscientizar a população global. 

Foto: Mário Sepulveda/ FE

Feira de Santana Notícias 24h - Nesta terça-feira (4), a Fundação Hospitalar de Feira de Santana realizou um dia de sensibilização no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC), em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer. A data, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem como objetivo conscientizar a população global sobre a importância da prevenção, controle e diagnóstico precoce da doença.

Gilbert Lucas, presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, afirmou ao Jornal Folha do Estado que o Dia Mundial de Combate ao Câncer, comemorado em 4 de fevereiro, serve como um importante alerta para a prevenção da doença.

"Aqui temos uma unidade, o Centro Municipal de Prevenção ao Câncer, que é a unidade de referência da gestão própria da rede do município, onde a Fundação faz a gestão. É onde temos várias especialidades e trabalhamos durante o ano todo com mutirões, campanhas e atividades. Ao longo da semana, teremos várias ações de palestras, atividades e exames. Também estamos fazendo um levantamento da maior demanda reprimida, como, por exemplo, biópsias de próstata, do colo do útero e de mama, para podermos atender. Estamos fazendo um trabalho de campanha e de mutirão para atender a essas demandas. Fazemos um alerta de que, em 2024, foram detectados 335 casos positivos de câncer nessa unidade, sendo 178 deles de próstata. Por isso, é fundamental que os homens participem dessas campanhas e realizem os exames de rotina. No dia de hoje, o combate ao câncer é a prevenção. A prevenção é o melhor remédio", diz Gilbert.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Importância da Prevenção:

A gestora destaca que, quando o câncer é detectado precocemente, as chances de cura superam 90%.

"E isso é importante, pois devemos sempre trabalhar com ações educativas para toda a sociedade. A média de atendimentos por dia é de 150 a 200, sendo exames apenas de especialidade, como consultas com urologista, mastologista, ginecologista, ultrassonografia, biópsias, consultas com proctologista, gastroenterologista e outras especialidades que oferecemos nessa unidade. Vamos fortalecer cada vez mais os serviços. Estamos trabalhando agora para incluir também o atendimento com dermatologista e biópsia de pele. Isso é algo que estamos buscando acrescentar à unidade e, a cada ano, vamos reforçar as ações para que possamos ter uma unidade maior de referência, capaz de atender à comunidade", anuncia.

Campanhas de Conscientização

Maria Carolina Oliveira, enfermeira do CMPC, enfatiza que o Janeiro Verde e o 4 de fevereiro são campanhas cruciais para incentivar a busca pelo autocuidado.
Foto: Mário Sepulveda/ FE

"É um mês de conscientização para essas mulheres pela busca pelo cuidado. O que nós percebemos é que ainda falta o rastreamento no tempo correto. Para minimizarmos esse alto índice de câncer de colo de útero, que é um câncer prevenível, precisamos estimular e conduzir essas mulheres para o devido cuidado. Precisamos conscientizar, educar, para que, no tempo correto, mulheres de 25 a 64 anos, que é a faixa etária do rastreamento, compareçam anualmente para realizar o exame, pois, de acordo com os dados, mulheres que fazem seus exames anualmente não desenvolvem o câncer de colo de útero."

Carolina também ressalta que os cuidados de saúde devem ser integrais, abordando não apenas o câncer, mas também condições como diabetes e hipertensão. Ela destaca a importância do cuidado ao câncer de mama, que é mais invasivo, e explica que a unidade oferece uma gama de especialidades. "Realizamos o rastreamento de diversos tipos de câncer, como os de tireoide, mama e próstata, além de consultas com cardiologistas, endocrinologistas e clínicos. Também oferecemos exames de ultrassom, entre outros, para ampliar nosso cuidado e diagnóstico."

O Impacto do Diagnóstico Precoce

O rádio oncologista Gustavo Cerqueira enfatiza que a prevenção é o principal aliado no combate e na cura do câncer.

Foto: Mário Sepulveda/ FE

"Antes, quando você recebia um diagnóstico, era tido como sentença de morte. E quando você tem um diagnóstico precoce, muda completamente o índice de sucesso. Nas mulheres, o câncer de mama é o 'carro-chefe', com maior incidência dos casos, e entre os homens, é o câncer de próstata, que exige mais cuidado. Portanto, as mulheres precisam realizar exames ginecológicos com frequência para prevenir o câncer de colo de útero e do endométrio. No caso do câncer de mama, elas devem fazer o autoexame e, em caso de algum nódulo, procurar com urgência a assistência de saúde. No caso dos homens, devem fazer anualmente o PSA e o toque retal, a partir dos 50 anos. Caso tenham algum parente de primeiro grau com histórico de câncer, a partir dos 45 anos. Se sentirem alguma dificuldade na micção ou sangramento na urina, precisam de um alerta e de um cuidado especial de checagem, pois isso pode estar relacionado ao câncer de próstata", alerta.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 23 Março 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/