Dia Nacional da Mamografia é marcado por mutirão de atendimentos no CMDI

Saúde e Bem EstarFeira de Santana

Dia Nacional da Mamografia é marcado por mutirão de atendimentos no CMDI

Cerca de 250 mulheres foram atendidas 

Crédito: Reprodução/Secom
Em alusão ao Dia Nacional da Mamografia, celebrado nesse domingo (5), cerca de 250 mulheres foram atendidas em um mutirão no último sábado (4) no Centro Municipal Diagnóstico por Imagem(CMDI) Dr. Eugênio Laurine. As pacientes foram pré-agendadas através da Central Municipal de Regulação.

A data foi criada para conscientizar a população sobre a importância do exame preventivo utilizado contra o câncer de mama. Devido à falta de periodicidade em consultas e exames, muitos casos são identificados em estágios avançados, dificultando o tratamento e diminuindo as chances de cura do câncer de mama.

Foram disponibilizados 50 exames de mamografia, 50 ultrassom mamária, 50 exames de eletrocardiograma, 50 ultrassom abdominal e 50 exames de raio X. De acordo com Gilberte Lucas, diretora presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, autarquia da Prefeitura que administra o CMDI, a oferta de exames ocorre durante todo o ano.

"Aproveitamos essas datas importantes para alertar a população sobre a necessidade de atualizar os exames. Mais do que prevenção, temos que repetir exaustivamente que o diagnóstico precoce pode salvar vidas", pontua.

A coordenadora do Centro Municipal Diagnóstico por Imagem, Madalena Sobral, destaca que no ano passado cerca de 60 mil atendimentos entre consultas e exames foram realizados.

"O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. Somente no período da campanha Outubro Rosa, tivemos no CMDI nove casos positivos de câncer de mama. Durante o ano de 2022, com o atendimento permanente, foram diagnosticados aqui, 54 casos da doença", enumera. 

Com informações da Secom/PMFS.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/