Feira de Santana passa a aplicar vacina meningocócica ACWY como reforço aos 12 meses

Saúde e Bem EstarNovo esquema

Feira de Santana passa a aplicar vacina meningocócica ACWY como reforço aos 12 meses

A medida, recomendada pelo Ministério da Saúde, amplia a proteção contra os principais sorogrupos da bactéria causadora da meningite

Foto: Sara Silva
A partir deste mês, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) da rede municipal de Feira de Santana passam a ofertar a vacina meningocócica ACWY como dose de reforço para crianças aos 12 meses de idade.

A medida, recomendada pelo Ministério da Saúde, amplia a proteção contra os principais sorogrupos da bactéria causadora da meningite. A doença é provocada pela inflamação das meninges — membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal — e pode ser causada por vírus ou bactérias, sendo a forma bacteriana a mais grave.

Com a mudança, o novo esquema vacinal passa a ser composto por duas doses da vacina meningocócica C (conjugada) - sendo a 1ª dose aos três meses e a 2ª dose aos cinco meses - seguidas por uma dose de reforço com a vacina meningocócica ACWY aos 12 meses. Crianças que perderem a oportunidade de tomar o reforço na idade indicada poderão receber a dose até 4 anos, 11 meses e 29 dias.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Segundo a Nota Técnica do Ministério da Saúde, crianças que já receberam o esquema completo com a vacina meningocócica C (conjugada), incluindo a dose de reforço, não precisam receber a vacina ACWY.

Entre janeiro e junho deste ano, a Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde aplicou 5.622 doses da vacina meningocócica C e 6.194 doses da vacina ACWY em Feira de Santana.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, que é médico, reforça a importância da vacinação na prevenção de complicações neurológicas graves causadas pela meningite.

"A meningite pode causar danos neurológicos, convulsões e sequelas permanentes. Por isso, a vacinação é fundamental para prevenir essa doença infectocontagiosa", destaca o gestor.

A enfermeira Vanessa Cajuí, referência técnica em Imunização, explica que a inclusão da vacina ACWY no reforço amplia a cobertura contra diferentes variantes da bactéria.

"Antes, a imunização protegia apenas contra a meningite do tipo C. Agora, com a ACWY, a criança estará protegida também contra os sorogrupos A, W e Y, além do C", afirma. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 04 Julho 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/