Hospital Clériston Andrade promove ação na Semana do Doador de Sangue

Saúde e Bem EstarFeira de Santana

Hospital Clériston Andrade promove ação na Semana do Doador de Sangue

A ação incluiu a captação de doadores e esclarecimento de dúvidas 

Crédito: Divulgação

A doação de sangue é um ato de solidariedade que salva vidas e mantém os estoques hospitalares abastecidos. No dia 25 de novembro, comemora-se o Dia Nacional do Doador Voluntário, e para conscientizar a população sobre essa causa vital, a Agência Transfusional do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) promoveu uma ação educativa na recepção da unidade, nos dias 21 e 22 de novembro, objetivando sensibilizar acompanhantes, funcionários e visitantes sobre a importância da doação de sangue. A ação incluiu a captação de doadores, esclarecimento de dúvidas e encaminhamento para a HEMOBA, fundação responsável pela coleta e abastecimento dos estoques do HGCA.

De acordo com a enfermeira Andrea Sobral, com a chegada das férias, a demanda por sangue tende a aumentar. "Acidentes nas estradas e momentos de confraternizações podem resultar em mais casos que necessitam de transfusões. No entanto, muitas pessoas acabam esquecendo de doar durante esse período. Por isso, o trabalho realizado pela Agência Transfusional do HGCA visa também alertar a população sobre a necessidade de doações fidelizadas e antecipadas, garantindo que os estoques estejam preparados para essa época do ano", informou.

Ainda na opinião de Andrea, nesse momento, destaca-se a necessidade urgente de reforçar os estoques de sangue que se encontram baixos. Alguns grupos sanguíneos estão em situação crítica, prejudicando o atendimento hospitalar. A ação visa não apenas suprir essa demanda imediata, mas também conscientizar sobre a importância da doação contínua.

Segundo Idiane, Farmacêutica Bioquímica da Agência Transfusional do HGCA, "é importante ressaltar também que além do trabalho da sensibilização, visando melhorar os estoques dos componentes sanguíneos, essa ação também tem o intuito de agradecer os doadores de sangue, porque é justamente a semana de comemoração do doador voluntário. Então, além da sensibilização, a gente usa esse momento como forma de agradecimento".
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/