Lula lidera todos cenários para 2026, aponta pesquisa CNT/MDA

PolíticaEleições 2026

Lula lidera todos cenários para 2026, aponta pesquisa CNT/MDA

Levantamento mostra vantagem do presidente em disputas de 1° e 2° turno contra Jair Bolsonaro, Tarcísio de Freitas, Eduardo Bolsonaro e Ciro Gomes 

Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera todos os cenários para as eleições presidenciais de 2026, mostra pesquisa CNT/MDA, divulgada nesta segunda-feira (8).

No cenário estimulado de primeiro turno contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Lula aparece com 36,2% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro soma 29,7%. Essa é a maior vantagem registrada para o atual presidente desde novembro de 2024. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) ocupa a terceira posição, com 9,6%.

Em outra simulação, Lula enfrenta o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). O presidente aparece com 35,8%, contra 17,1% de Tarcísio. Nesse cenário, Ciro Gomes marca 11,6%.

A pesquisa também testou um cenário com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Lula lidera com 37,1%, seguido de Eduardo, com 14,6%, e Ciro Gomes, com 12,3%.

2º turno
Nos cenários de segundo turno, Lula amplia a vantagem. Contra Bolsonaro, subiu de 41% em junho para 45,7% em setembro. Já o ex-presidente caiu de 44% para 37,7%.

Bolsonaro está inelegível após duas condenações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e responde a processos no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado de Direito.

Contra Tarcísio de Freitas, Lula aparece com 43,9%, frente a 37,6% do governador paulista. Em junho, os dois estavam em empate técnico. Já em uma disputa contra Ciro Gomes, o petista soma 39,4%, enquanto Ciro tem 36%, configurando empate técnico.

Nos cenários contra os governadores Ratinho Jr (PSD-PR), Romeu Zema (Novo-MG) e Ronaldo Caiado (União-GO), Lula também lidera, com percentuais acima de 40%.

Novos nomes
Além das simulações, o levantamento aponta que 79,6% dos entrevistados defendem maior espaço para novos nomes na política. Outros 15,6% preferem a permanência de políticos mais experientes.

A pesquisa também revelou que 34,4% dos eleitores querem votar em um candidato que não seja ligado nem a Lula nem a Bolsonaro. Já 32,5% optariam por Lula ou um aliado, enquanto 28,1% escolheriam Bolsonaro ou um nome apoiado por ele.

O levantamento foi realizado entre os dias 3 e 6 de setembro, com 2.002 entrevistados em 140 municípios de todas as 27 unidades federativas. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 09 Setembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/