Hospital da Mulher intensifica medidas no controle de acesso para acompanhantes

Saúde e Bem EstarFeira de Santana

Hospital da Mulher intensifica medidas no controle de acesso para acompanhantes

Estratégias visam reduzir riscos de transmissão da Covid-19 e H3N2

Crédito: ACM

Novas condutas na rotina dos acompanhantes a pacientes internados no Hospital Inácia Pinto dos Santos, Hospital da Mulher, estão sendo adotadas para reduzir riscos de transmissão diante do aumento de casos de Covid-19 e de H3N2.

Entre as medidas de prevenção individual e coletiva estão o uso de toucas, luvas descartáveis, roupa hospitalar padronizada e pulseira de identificação fornecidas pelo Núcleo do Acompanhante. Também vem sendo cobrada a higienização frequente das mãos, uso de máscaras e o distanciamento social durante circulação em corredores da unidade hospitalar.

Contudo, a determinação respeita a Lei Federal nº11.108/2005 preservando à gestante o direito a acompanhante em todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato. Exceto em casos de acompanhantes com sintomas de gripe que está terminantemente proibida a presença.

"Intensificamos a necessidade de cuidados neste momento crucial com base nas orientações do Ministério da Saúde e da Vigilância Sanitária", afirma Gilberte Lucas, diretora presidente da Fundação Hospitalar.

Também foram adotados novos critérios na troca de turno de acompanhantes, sendo a cada 12 horas. A entrada é permitida entre 7h30 e 9h e das 19h30 às 21h.

UTI NEONATAL

As visitas à UTI neonatal estão controladas e somente o pai tem acesso mediante apresentação do comprovante de vacinação contra o coronavírus. Outra restrição adotada refere-se a gestantes internadas com sintomas gripais ou suspeita de Covid-19, "não sendo permitido em hipótese alguma acompanhantes", adverte a direção.

A pacientes menores de 18 anos está liberada a presença do pai, mãe ou responsáveis legais. Já no berçário somente pai ou mãe com a comprovação do ciclo vacinal completo.

Com informações da Secom/PMFS.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/