Mais de 51 mil cães e gatos vacinados contra raiva em Feira de Santana

Saúde e Bem EstarPrevenção

Mais de 51 mil cães e gatos vacinados contra raiva em Feira de Santana

Vacina disponível na sede do Centro de Controle de Zoonoses

Crédito: Valdenir Lima/Secom
A vacina antirrábica é considerada a melhor forma de prevenir e manter os pets saudáveis. A Prefeitura de Feira de Santana, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vacinou 51.791 animais contra a raiva no ano passado. Foram 35.459 cães e 16.332 gatos imunizados.

A raiva é uma infecção viral aguda considerada uma zoonose que pode atingir animais e seres humanos. A doença pode ser transmitida a uma pessoa por meio de mordida de animais infectados.

Para aqueles que não conseguiram vacinar seus pets durante a Campanha de Vacinação Antirrábica, podem levá-los à sede do CCZ, localizada na avenida Eduardo Fróes da Mota, S/N. O atendimento de segunda a sexta-feira é das 8h às 15h.

Podem ser imunizados os pets a partir dos três meses de idade. Os felinos devem ser transportados em caixas apropriadas, enquanto os cães em coleiras ou correntes. A orientação é levar o cartão de vacina, caso o animal possua.

"Feira de Santana não registra um caso de raiva humana desde 2001. Sempre reforçamos os pedidos para que a população compareça e vacine seus pets, pois assim podemos ter o maior controle da transmissão da doença", assegura a médica veterinária e coordenadora do CCZ, Mirza Cordeiro.

Ainda conforme a médica veterinária, qualquer mamífero, principalmente, cães, gatos e morcegos infectados pelo vírus podem transmitir a raiva. Caso sofra qualquer tipo de agressão animal, a pessoa deve procurar imediatamente o Centro de Saúde Especializada Dr. Leone Coelho Lêda (CSE) que é referência para atender os casos de acidentes humanos envolvendo animais.

Os casos de acidentes envolvendo bovinos, equinos, porcos e animais silvestres também devem ser reportados para que seja avaliada a necessidade de realizar tratamento. 

Com informações da Secom/PMFS.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/