Mais de 80% dos casos de tuberculose tratados evoluíram para cura

Saúde e Bem EstarFeira de Santana

Mais de 80% dos casos de tuberculose tratados evoluíram para cura

Ano passado foram 147 casos diagnosticados 

Crédito: Thiago Paixão/Secom/PMFS
A tuberculose é uma doença bacteriana infecciosa que, se bem tratada, tem cura. Em Feira de Santana, 86% dos casos registrados ano passado e tratados pelo Centro de Referência para Tuberculose Dr. Leone Coelho Lêda e acompanhados pelas unidades de saúde estão recuperados. Os dados são do boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde.

Ano passado foram 147 casos diagnosticados. Ainda assim, houve uma redução de 15% se comparado ao ano de 2021 que registrou 172. Nesta sexta-feira (24) é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A Secretaria de Saúde reforça as ações educativas sobre os sintomas, prevenção e tratamento da doença.

A enfermeira referência, Gilca Lessa, ressalta que, quando o paciente não busca por tratamento em uma unidade de saúde logo no início dos sintomas pode contribuir com o aumento da transmissão e agravamento. A doença é transmitida de uma pessoa a outra ao espirrar, tossir ou falar.

"Com o diagnóstico realizado precocemente, a pessoa recebe os devidos tratamentos e facilita o corte da cadeia de transmissão e controle da tuberculose", ressalta.

Vale destacar que os atendimentos de casos suspeitos de tuberculose são descentralizados, sendo possível a notificação em todas as unidades básicas de saúde. Os casos confirmados contam com tratamento gratuito oferecido no Centro Referência Dr. Leone Coelho Lêda (CSE).

O teste rápido molecular, a cultura e a baciloscopia de escarro são os métodos principais para o diagnóstico e controle do tratamento da doença pulmonar, por permitir a descoberta das fontes de infecção. O diagnóstico também é feito através de exame radiológico, histopatológico, prova tuberculínica e avaliação clínica. 

Com informações da Secom/PMFS.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/