Ministério da Saúde lança campanha de multivacinação para crianças e adolescentes

Saúde e Bem EstarProteção

Ministério da Saúde lança campanha de multivacinação para crianças e adolescentes

A campanha foi lançada no Rio de Janeiro e se estenderá até 15 de setembro

Crédito: Julia Prado/MS

O Ministério da Saúde lançou nesta quarta-feira (23), no Rio de Janeiro, a campanha de multivacinação. As ações vão se estender até o dia 15 de setembro e, em 2 de setembro haverá o Dia D da campanha. A intenção é atualizar o calendário de vacinas de crianças e adolescentes até os 15 anos de idade e retomar as altas coberturas vacinais no país. 

O diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Eder Gatti, disse que embora o Brasil tenha erradicado algumas doenças "é preciso lembrar que muitas delas continuam circulando pelo mundo". Ele destaca que o país registrou queda na cobertura vacinal e, por isso, é preciso recuperar a vacinação em crianças e adolescentes. 

Segundo Gatti, desde 2015 o Brasil vem registrando quedas na cobertura vacinal da população de imunizantes que são usados há décadas, como os contra a paralisia infantil, o sarampo, a rubéola, a coqueluche, a difteria e o tétano. O diretor alerta ainda que essas doenças podem voltar e causar epidemias, deixar sequelas nas crianças e até matar: "é importante resgatar o Zé Gotinha, que sempre foi um símbolo do SUS. Nossas vacinas são seguras, elas protegem, são efetivas, e vacinar é um ato de amor", assegurou Gatti.

O papel do Ministério da Saúde no programa de imunizações, conforme o diretor do PNI, é complementado por estados e municípios, e cabe à pasta definir as diretrizes técnicas, adquirir as vacinas e dar apoio logístico: "o papel de vacinar se concentra muito na esfera municipal. O estado faz a vacinação de imunobiológicos especiais, ajuda no apoio técnico e logístico dos municípios. O processo de vacinação envolve todo mundo, governo federal, estados e municípios. Para termos sucesso, precisamos de união, trabalhando todos juntos para atingirmos ótimos resultados e conseguirmos proteger a nossa população".

Eder Gatti informou também que o Ministério da Saúde tem algumas estratégicas para aumentar a cobertura vacinal no país, que considera um desafio conjunto da pasta com estados e municípios. Uma delas é fazer ações de multivacinação regionalizadas, como a que começou esta quarta-feira no Rio de Janeiro, e que no fim de semana chegará ao Distrito Federal e ao Espírito Santo. O Ministério da Saúde está investindo R$ 150 milhões neste ano em estados e municípios para o fortalecimento da vacinação

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/