Novembro Azul: especialista diz que o preconceito em relação aos exames preventivos está diminuindo em Feira

Saúde e Bem EstarMobilização

Novembro Azul: especialista diz que o preconceito em relação aos exames preventivos está diminuindo em Feira

A presidente da Fundação Hospitalar reforça que as unidades de saúde vinculadas à entidade estão mobilizadas para ampliar o acesso aos exames preventivo.

Foto: Mário Sepulveda/ FE
Nesta terça-feira (4), a Fundação Hospitalar Inácia Pinta dos Santos, em Feira de Santana, deu início à campanha Novembro Azul, intensificando as ações de prevenção e diagnóstico ao câncer de próstata, segundo tipo de câncer mais comum entre homens no Brasil. A abertura ocorreu Centro Municipal de Prevenção do Câncer Romilda Maltez (CMPC), com a presença de servidores, profissionais de saúde e pacientes. Exames também serão realizados no Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI).

O médico urologista José de Arimateia destaca, em entrevista ao Folha do Estado, que a mobilização do mês de novembro é estratégica para estimular os homens a buscarem atendimento.

"Nesta campanha iremos realizar exames para detecção de câncer de próstata, que é o segundo câncer mais comum em homens no Brasil. É importante ter sempre um mês de conscientização, porque incentiva a população masculina a buscar o serviço. O CMPC e o CMDI realizam ações durante todo o ano, mas no mês de novembro a gente intensifica com a campanha. O que queremos mostrar é que não é só o ultrassom o principal exame a ser realizado. A consulta com o urologista e os exames de PSA são fundamentais para diagnosticar se há lesão para o paciente realizar o tratamento", explica.

Foto: Mário Sepulveda/ FE

Ele também afirma que a adesão masculina ao cuidado com a saúde vem crescendo. "As mulheres buscam mais o tratamento pessoal, mas entre os homens também vem crescendo muito, e com isso estamos fazendo mais diagnósticos e tratando de forma antecipada os pacientes".

Segundo o especialista, o preconceito em relação aos exames preventivos está diminuindo. Antes de ser realizado o toque retal nos pacientes, é possível fazer uma investigação com a imagem e os hormônios. Caso o resultado seja positivo o paciente é orientado a procurar o urologista para exames do toque retal.

A presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, reforça que as unidades de saúde vinculadas à entidade estão mobilizadas para ampliar o acesso aos exames preventivos e todo o tratamento aos pacientes com resultados positivos.

"No CMDI, em 2024, foram diagnosticados 172 casos de câncer de próstata. Isso mostra a importância da prevenção. Temos as unidades que fazem parte da Fundação Hospitalar, o CMPC e o CMDI, que estarão voltadas à campanha. Com isso a gente reforça a saúde, que é um mês importante de cuidado. Aqui no CMDI, em 2024, foram diagnosticados 172 casos de câncer de próstata, por isso a importância da prevenção. Estamos fazendo esse alerta, com várias ações, exames, palestras, mutirões internos, marcações para diminuir a demanda reprimida", alerta.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 05 Novembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/