Projeto de ginástica laboral para funcionários do Hospital da Mulher completa um ano

Saúde e Bem EstarSaiba Mais

Projeto de ginástica laboral para funcionários do Hospital da Mulher completa um ano

A Ginástica Laboral consiste em breves sessões de exercícios de 10 a 15 minutos

Foto: Fátima Brandão/PMFS

Em abril de 2023, teve início no Hospital Inácia Pinto dos Santos, mais conhecido como Hospital da Mulher, um projeto de Ginástica Laboral focado na promoção da saúde e bem-estar dos seus colaboradores. Essa iniciativa é conduzida pela Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Fundação Hospitalar local. Para comemorar o primeiro ano de atividades do projeto, na manhã desta terça-feira, 16, foram realizados exercícios e alongamentos para os funcionários e colaboradores da instituição.

A Ginástica Laboral consiste em breves sessões de exercícios de 10 a 15 minutos, realizadas nos intervalos de cada setor. O objetivo principal é melhorar a saúde dos trabalhadores, com sessões mensais no auditório do Hospital da Mulher, incorporando elementos de práticas de Pilates. Essa modalidade de ginástica engloba técnicas de respiração, alongamento, correção postural e outros exercícios, todos voltados para a prevenção de doenças ocupacionais.

Segundo Gilberte Lucas, presidente da Fundação Hospitalar, a ideia surgiu para aprimorar a qualidade de vida dos profissionais de saúde, administrativos e de outros setores que trabalham incansavelmente nos plantões da emergência do Hospital da Mulher. "Nosso objetivo é promover o bem-estar geral, abrangendo os aspectos físico, mental e social dos servidores", ressaltou.

A coordenadora do projeto, a fisioterapeuta Victória Souza Barbosa, destacou a implementação de novos exercícios para os trabalhadores da saúde, visando melhorar a flexibilidade, mobilidade e capacidade funcional, além de prevenir lesões ocupacionais por meio do alongamento.

Ao longo de um ano, foi realizado um questionário entre os colaboradores para avaliar os benefícios do projeto. Os resultados mostraram que 80% dos entrevistados relataram melhora na sensação de exaustão e fadiga, com impacto positivo no humor. Além disso, 64% retomaram práticas regulares de exercícios e experimentaram melhorias na saúde geral. Quanto ao ambiente de trabalho, 54% perceberam uma melhoria no relacionamento interpessoal, 14% observaram uma redução nas faltas e 28% notaram aumento na concentração.

A advogada Alice Galvão, participante do projeto, elogiou os benefícios físicos e mentais das atividades, destacando sua melhora na concentração e relaxamento durante o expediente.

Cristina Pimenta, funcionária do setor de Contratos da FHFS, enfatizou a eficácia da ginástica laboral, ressaltando que os 10 a 15 minutos dedicados são suficientes para os benefícios propostos. "Essa prática tem sido muito benéfica, principalmente para evitar afastamentos por doenças ocupacionais. Me ajudou bastante nas tensões do dia a dia, no humor e na postura, já que passo a maior parte do tempo sentada. Eu adoro participar", concluiu. 

Por: PMFS

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/