São João na Bahia, mais de 2 mil testes de ISTs realizados

Saúde e Bem EstarTestes de ISTs

São João na Bahia, mais de 2 mil testes de ISTs realizados

 Testagem e conscientização marcam primeiro fim de semana de festa junina

Crédito: Reprodução - Sesab

No primeiro fim de semana do São João da Bahia, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) realizou mais de 2 mil testes de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) no Parque de Exposições em Salvador. O casal Rita Abreu e Aldo Rocha aproveitou a festa para fazer os exames e elogiaram o atendimento, destacando a importância da iniciativa para a saúde pública.

Isaac Vinhas, agente de trânsito, também levou sua família para participar da testagem, ressaltando o valor de se obter informações precisas sobre a saúde da população. Nos três primeiros dias de festa, foram realizados 2.046 testes rápidos, resultando em 34 casos positivos para sífilis, 5 para HIV e 2 para Hepatite C, sem registros de Hepatite B. Este esforço visa conter a propagação das ISTs e iniciar o tratamento precoce dos infectados.

A logística e a abordagem da Sesab envolvem profissionais que convidam o público durante os shows a realizar os testes. Eleuzina Falcão, coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis, destaca a importância do trabalho de orientação e convencimento. Em parceria com a Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), foram distribuídos mais de 100 mil preservativos, parte de um investimento de R$ 4,5 milhões em ações de saúde durante os festejos juninos.

Esta é a segunda edição da estratégia de testagem durante o São João, iniciada em 2023. Naquele ano, foram realizados 14.548 testes rápidos em sete cidades, com tratamentos iniciados imediatamente no próprio estande para aqueles que testaram positivo para sífilis. Em 2024, a iniciativa continua em Salvador e outras cidades do interior, garantindo atendimento emergencial e saúde mental aos participantes da festa.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 14 Julho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/