Serviço de Telepsicologia facilita o acesso ao cuidado emocional de forma gratuita

Saúde e Bem EstarServiço gratuito

Serviço de Telepsicologia facilita o acesso ao cuidado emocional de forma gratuita

 Por meio de videochamadas, psicólogos da Secretaria Municipal de Saúde realizam atendimentos à população

Foto: Renata Leite

Diante da tela de um computador ou dispositivo móvel, psicólogos da Secretaria Municipal de Saúde prestam atendimento psicológico à população. O Serviço de Telepsicologia, oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Feira de Santana, é uma alternativa acessível para quem busca cuidado com a saúde mental.

O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, por meio de videochamadas. O serviço está disponível para adultos e crianças residentes no município.

"Para menores de 18 anos, a presença de um responsável é obrigatória na primeira consulta. As demais sessões podem ser realizadas com autonomia, mediante acordo com o profissional responsável", explica a enfermeira e referência técnica do serviço, Jamiley Dias.

O agendamento é feito de forma online, através do site da Prefeitura (www.feiradesantana.ba.gov.br). O usuário deve acessar a página da Secretaria Municipal de Saúde, clicar no link da Atenção Primária e seguir para a área de agendamento.

Durante o processo, é necessário preencher os dados pessoais e informar um telefone celular ou e-mail atualizado, pois o link para a videochamada será enviado via SMS no dia da consulta.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

"No dia e horário do atendimento, o paciente precisa estar em um local com acesso à internet, para que possa realizar a videochamada com êxito", orienta Jamiley.

Cada consulta tem duração média de 40 minutos, e o plano de acompanhamento é definido individualmente pelo psicólogo, conforme as necessidades identificadas. Ao final de cada sessão, o usuário já pode agendar a próxima, preferencialmente mantendo o mesmo dia da semana e o mesmo profissional, para garantir a continuidade do atendimento.

ACESSO FACILITADO

Segundo Jamiley Dias, o serviço tem obtido boa aceitação entre os pacientes, principalmente pela praticidade. "O teleatendimento viabiliza o cuidado psicológico para muitos usuários que trabalham ou têm dificuldade de comparecer presencialmente às unidades de saúde. É uma oportunidade para realizarem o atendimento remoto, às vezes até durante o expediente de trabalho", destaca.

O serviço é realizado por 16 psicólogos, que também integram as Equipes Multiprofissionais (eMultis) das unidades de saúde do município. Cada profissional destina um dia na semana para os atendimentos remotos, garantindo um acompanhamento humanizado e especializado. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 14 Julho 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/