Sobe para 16 número de mortes confirmadas por dengue na Bahia

Saúde e Bem EstarAtualização

Sobe para 16 número de mortes confirmadas por dengue na Bahia

Últimas duas mortes ocorreram em Piripá

Crédito: Divulgação

De acordo com os dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), 175 municípios da Bahia estão em estado de epidemia de dengue. Outros 67 estão em risco e 18 em alerta. São 54.790 casos prováveis da doença até o dia 14 de março de 2024. No mesmo período, foram notificados 4.623 casos prováveis de Chikungunya no estado. Já os casos prováveis de Zika são 654 até a última quinta-feira (14). O número de óbitos por dengue subiu para 16, com mais duas mortes confirmadas em Piripá.

A Bahia possui um dos menores índices de letalidade por dengue em todo o país, girando em torno de 1,6%, enquanto a média nacional é de 3,09%. O cálculo é feito com base nos casos notificados que evoluem para a forma grave da doença. Ao todo, 16 óbitos por Dengue foram confirmados pela Câmara Técnica Estadual de Análise de Óbito da Sesab. Em 2024, foram registrados dois óbitos por chikungunya, nos municípios de Teixeira de Freitas e Ipiaú. Nenhum óbito por zika foi confirmado.

Durante reunião do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) nesta sexta-feira (15), a diretora da Vigilância Epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro, relatou que alguns óbitos pela dengue estão relacionados à falta de hidratação. "São mortes evitáveis, que, com o manejo clínico adequado, o paciente não evoluiria a óbito. Estamos dando apoio aos municípios em relação às orientações no tratamento dos pacientes", disse.

Jacaraci (4)

Piripá (3)

Vitória da Conquista (3)

Barra do Choça (1)

Feira de Santana (1)

Ibiassucê (1)

Irecê (1)

Santo Antônio de Jesus (1)

Santo Estêvão (1) 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/