UPAs da Queimadinha e Mangabeira e sete policlínicas passam a oferecer teste rápido para dengue

UPAs da Queimadinha e Mangabeira e sete policlínicas passam a oferecer teste rápido para dengue

Na tarde de quinta-feira (29), os profissionais que atuam nestes serviços de urgência e emergência receberam treinamento 

Foto: Valto Novaes

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) da Queimadinha e Mangabeira e as sete policlínicas municipais vão realizar teste rápido para dengue. Na tarde desta quinta-feira (29), os profissionais que atuam nestes serviços de urgência e emergência receberam treinamento.

A capacitação abordou desde o protocolo de atendimento até a interpretação dos resultados e condutas clínicas recomendadas.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, os testes funcionam como ferramenta de triagem para diagnóstico de casos suspeitos e serão disponibilizados para pacientes que apresentem sintomas compatíveis com a dengue, como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares e articulares, além de manchas na pele.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

"A ampliação da testagem é uma estratégia fundamental no enfrentamento à dengue, pois permite a confirmação rápida dos casos e a adoção de medidas clínicas e epidemiológicas imediatas. Por isso, intensificamos a capacitação dos profissionais para que possam aplicar com segurança os testes rápidos", afirma.

O teste rápido é feito com uma gota de sangue e devem ser realizados entre o 1º e 5º dia do início dos sintomas. Através dele é possível detectar ou não há presença do antígeno NS1. O resultado é fornecido em até 20 minutos.

A SMS ressalta que independente dos resultados dos testes, todos os casos suspeitos devem ser notificados alimentando os dados do sistema de vigilância.

Ainda, pontua que o resultado negativo dos testes rápidos não é suficiente para conclusão do caso, sendo necessário considerar outros aspectos clínicos e epidemiológicos para investigação do caso.

Também é obrigatório realizar a coleta de amostras de sangue para análise no Lacen, a fim de confirmar laboratorialmente a infecção por dengue.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 16 Dezembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/