UPAs e policlínicas municipais realizaram mais de 45 mil atendimentos na última semana

Saúde e Bem EstarFeira de Santana

UPAs e policlínicas municipais realizaram mais de 45 mil atendimentos na última semana

UPA Queimadinha liderou o ranking com 9.178 atendimentos 

Crédito: Reprodução/PMFS
As Policlínicas Municipais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Feira de Santana realizaram 45.016 atendimentos, sendo 33.944 procedimentos, 4.204 exames e 6.868 consultas com médicos clínicos e especialistas. Os dados são referentes ao último dia 13 até esse domingo (19).

A média é de 5.738 atendimentos por dia na zona urbana e 692 na zona rural. A UPA Queimadinha liderou o ranking com 9.178 atendimentos na sede. Já a Policlínica de São José registrou 2.677, ocupando a primeira posição em assistência prestada no campo.

É válido destacar que policlínicas e UPAs não fazem marcações de exames, entretanto o município dispõe de 110 unidades de saúde que realizam o encaminhamento.

FILA DA REGULAÇÃO

Em Feira de Santana, 39 pessoas aguardam por transferência para uma unidade hospitalar nesta segunda-feira (19).

As vagas são disponibilizadas pelo Sistema de Regulação do Governo do Estado. Os pacientes estão distribuídos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas municipais.

Na UPA Queimadinha, um paciente idoso de 76 anos está há oito dias aguardando regulação para tratar insuficiência renal crônica. Na Policlínica do Parque Ipê, uma mulher de 50 anos também deu entrada há oito dias e está esperando transferência para receber o tratamento adequado para cuidar de colecistite.

Do total, 18 pacientes aguardam regulação na UPA Queimadinha, 5 na UPA Mangabeira e outros 16 distribuídos nas policlínicas municipais: Feira X (2), Tomba (1), George Americo (5), Parque Ipê (6), Humildes (1) e São José (1).

REGULAÇÃO ESTADUAL

O Sistema de Regulação Estadual é uma ferramenta do Governo do Estado que disponibiliza vagas em unidades públicas hospitalares conforme critério de gravidade e não proximidade, visando a democratização do acesso.

Para isso, o paciente atendido em uma unidade de urgência e emergência é avaliado e submetido a exames laboratoriais ou de imagem, de acordo com as condições clínicas.

Se comprovada a necessidade de assistência hospitalar, os profissionais da unidade solicitam a regulação no sistema para que o paciente tenha a assistência adequada. 

Com informações da Secom/PMFS.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/