79 foragidos da Justiça foram localizados durante Carnaval na Bahia

SegurançaReconhecimento Facial

79 foragidos da Justiça foram localizados durante Carnaval na Bahia

Tecnologia utilizada foi destaque durante os dias de festa 

Crédito: Jorge Cordeiro
Os 79 foragidos da Justiça, com mandados de prisão por homicídio, tráfico de drogas, associação criminosa, roubo, estelionato, furto e porte ilegal de arma de fogo, capturados com auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública, são o principal destaque do maior Carnaval de todos os tempos. O balanço foi apresentado, nesta Quarta-Feira de Cinzas (22), pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA).

Ao separar por evento, foram 46 criminosos encontrados pelo Reconhecimento Facial no circuito Dodô (Barra/Ondina), 19 no Osmar (Campo Grande), 11 no circuito Batatinha (Centro Histórico), um no Carnaval de bairro, em Itapuã, um na festa de Camaçari e o último no Carnaval de Santo Estevão, no interior. Entre os capturados, está um ex-soldado do Exército Brasileiro, integrante de uma organização criminosa presente no bairro de Valéria. Além de homicida e traficante, ele treinava comparsas para uso de fuzil e atuação em confrontos.

"A quantidade de criminosos localizados pelo Reconhecimento Facial no Carnaval é espetacular. Cada alerta, abordagem e confirmação de mandado motivavam ainda mais as equipes da SSP, PM e PC", vibrou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.

Estatísticas

Nos sete dias da folia, foram registradas reduções de lesões corporais e de crimes contra o patrimônio (furtos s roubos). As lesões, ocasionadas, na maioria das vezes, por brigas, saíram de 120, em 2020, para 58 casos este ano.

"Importante enfatizar que os nossos dados estão semelhantes aos do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu)", destacou Werner.

Os crimes contra o patrimônio também apresentaram diminuições. Neste ano, foram contabilizadas 1089 ocorrências e, no Carnaval de 2020, a polícia registrou 1247 .

Prisões e apreensões

Durante o Carnaval de Salvador, ações ostensivas da PM, e com equipes infiltradas da PC, resultaram em 42 prisões em flagrantes por roubo, furto, tráfico de drogas e brigas. Nos Portais de Abordagem, e em ações pontuais dentro dos circuitos, a polícia apreendeu uma pistola e cerca de 1.300 armas brancas (espada, facas, canivetes, entre outros).

Já o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) atendeu 664 ocorrências, nos circuitos Batatinha, Osmar e Circuito. Dessas, 651 atendimentos pré-hospitalares, 13 de busca e resgate, além de 1.209 orientações e ações de prevenção. As pulseiras coloridas de identificação para crianças e pessoas com necessidades especiais fizeram sucesso com o público.

Opinião Pública

Durante os seis dias de festa, as equipes da Ouvidora Geral da SSP-BA conversaram com 2.635 pessoas, espalhadas pelos três principais circuitos, além de folias de bairros, para pesquisar a sensação de segurança e qualidade do trabalho das forças policiais. Mais de 32% afirmou confiar totalmente nas forças policiais e bombeiros, 56% confiam parcialmente, 5,3% não confiam e 6,1% não souberam responder. Quanto à sensação de segurança, 66,7% totalmente, 24,5% parcialmente, 8,5% não se sentem seguros e 0,15% não souberam responder.

Carnavais de bairro e no interior

Nenhum crime grave contra a vida (homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte) foi registrado nas festas em bairro da capital e nas cidades da RMS e do interior. Em Itapuã, na capital baiana, e nas cidades de Camaçari (Região Metropolitana de Salvador) e de Santo Estevão foragidos da Justiça foram localizados e presos, com auxílio do Reconhecimento Facial.

Folia em Paz

No período do Carnaval, a PMBA intensificou as ações ostensivas nos principais corredores de tráfego da capital baiana com a Operação Folia em Paz. Durante essas ações, duas armas de fogo foram apreendidas, 24 pessoas foram conduzidas a delegacias territoriais, 12 pessoas foram presas em flagrante, dois mandados de prisão foram cumpridos e houve o registro de 17 ocorrências de apreensões de drogas. Foram abordadas 5861 pessoas, 782 carros, 1.037 motos, 180 coletivos, 112 táxis, 832 pontos de ônibus e cinco veículos foram recuperados.

Equipes das Operações Gêmeos e Apolo, das Companhias Independentes de Policiamento Tático (CIPT/Rondesps) e do Esquadrão de Motociclistas Asa Branca (Feira de Santana) atuaram na Folia em Paz.

Rodovias estaduais

Durante operações nas rodovias estaduais realizadas pelo Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), foram abordados 9.864 veículos e 10.027 pessoas nos seis dias de carnaval. Nesse período, houve apreensão de duas armas de fogo, três pessoas foram presas em flagrante, duas pessoas foram conduzidas a delegacias, seis veículos foram recuperados, 92 veículos foram retidos, foram atendidas 12 ocorrências de acidentes e socorridas quatro pessoas com ferimentos graves. Além disso, as equipes da Polícia Militar realizaram atendimento a 91 turistas.

PM recupera 1.064 documentos perdidos na Folia

A Ouvidoria da Polícia Militar já contabilizou 1.064 documentos encontrados de foliões que foram perdidos nos três circuitos oficiais do Carnaval 2023, na capital baiana, desde o início da folia.

O serviço de resgate de documentos é montado, anualmente, no período do Carnaval pela Ouvidoria da corporação militar baiana para garantir que baianos e turistas resgatem seus documentos de identificação perdidos. A devolução acontece até domingo (26/2), das 8h às 20h, na sede da Ouvidoria da PM, localizada na Rua do Tijolo, 3º andar, na Barroquinha. Antes da retirada, é importante verificar se a PM encontrou o documento através do site, no link documentos perdidos em serviços para o cidadão.

Após este período, o folião pode resgatá-lo a partir da primeira segunda-feira após o carnaval (27/2), das 9h às 17h, no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Shopping Barra, no posto da Ouvidoria da PM. Depois de 27/2, os documentos serão devolvidos para os órgãos expedidores. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/